Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Embaixada recomenda a brasileiros que usem abrigos contra ataques aéreos

Bombardeio em Kiev: três trens devem sair neste sábado para áreas de fronteira - Reprodução
Bombardeio em Kiev: três trens devem sair neste sábado para áreas de fronteira Imagem: Reprodução

Herculano Barreto Filho e Eduardo Militão

Do UOL, em São Paulo e Brasília

26/02/2022 11h12Atualizada em 26/02/2022 19h02

A Embaixada Brasileira em Kiev, na Ucrânia, recomendou aos brasileiros que usem abrigos para fugir de ataques aéreos neste sábado (26). Além disso, os funcionários do Embaixada informam agora três cidades como destinos de trens para evacuação partindo da capital. O conflito entre Rússia e Ucrânia já causou ao menos 198 mortes.

  • De Kiev para Chernivtsi - 16h50 locais (11h50 em Brasília)
  • De Kiev para Uzhhorod - 17h locais (12h em Brasília)
  • De Kiev para Lviv - 18h locais (13h em Brasília)

Em 18 comunicados enviados pelo aplicativo Telegram hoje, a Embaixada disse que a companhia de trens UZ oferece transporte em três cidades a caminho de regiões de fronteira: Chernivtsi, Uzhhorod e Lviv. Os servidores do consulado pedem que os brasileiros que forem para essas cidades perto da fronteira com a Romênia repassem seus dados por telefone e aguardem nas estações com itens básicos, como água e comida.

Apesar de alertarem que os brasileiros devem se dirigir a esses locais com segurança, não explicam exatamente o que seria essa proteção nem oferecem meios para garantir a integridade dos cidadãos.

"As pessoas só devem se dirigir à estação, porém, se considerarem que há segurança suficiente. Deve-se chegar na estação também com bastante antecedência antes do toque que se inicia às 17:00", diz um dos comunicados da Embaixada do Brasil em Kiev.

A prefeitura de Kiev reforçou o pedido que os deslocamentos sejam evitados, de acordo com a Embaixada, por causa dos ataques aéreos.

"IMPORTANTE: Prefeitura de Kiev reforçou o pedido de que todos evitem deslocamentos no momento e procurem abrigo, em razão de ataques aéreos."
Comunicado da Embaixada do Brasil em Kiev

O consulado dado destacou que os metrôs continuam funcionando como abrigos. Os brasileiros que se sentirem seguros para sair devem ir para as estações de trem antes do toque de recolher, que acontece às 17h no horário da Ucrânia.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Bilhetes são gratuitos; embaixada pede dados

A embaixada pediu dados dos brasileiros que embarcaram nos trens: "Enviem nome completo e número de passaporte em uma mensagem para o plantão consular: +380503845484". Ele devem ir às estações e aguardar nos locais.

Os bilhetes são gratuitos, de acordo com um dos comunicados. "A Embaixada informará os dados do trem para Lviv assim que estiverem disponíveis. A chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos. Não é necessário comprar bilhetes."

A Embaixada alertou que é uma "evacuação de emergência" e devem ser levados apenas itens essenciais. Água e comida são recomendados porque os trens estão "demorando ainda mais do que o normal".

Guerra entre Rússia e Ucrânia chega ao 3º dia com ataque a Kiev; veja fotos

Um trem já saiu de Kiev para Chernivtsi, na fronteira com a Romênia.

A UZ [companhia de trens da Ucrânia] confirmou que os trens continuam a sair de Kiev, ainda que com atrasos. Apenas um foi cancelado."
Embaixada do Brasil

Os comunicados de hoje mostram uma mudança de tom na postura da Embaixada. No início, na quinta-feira (24), os moradores de Kiev, a capital, deveriam permanecer onde moravam de acordo com o consulado.Além disso, a Embaixada avaliava que a situação era estável na maior parte das regiões da Ucrânia e que os alvos eram os militares.

Depois, o consulado deixou de citar alvos diante da crescente morte de civis e passou a se referir à situação no país como "imprevisível". No dia 25, por exemplo, a recomendação era que pessoas de todas as cidades embarcassem em trens.