Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia quer proibir devolução de aviões alugados e pagar em rublo

Do UOL, em São Paulo*

10/03/2022 18h08

A Rússia desenha um projeto de lei que causa medo de dívidas internacionais. O país, que está no seu 15º dia de invasão na Ucrânia, tem sofrido fortes sanções de outras nações e anunciou possíveis mudanças nos aluguéis de aviões este ano.

Segundo a proposta de lei elaborada pelo Ministério dos Transportes, se um locador estrangeiro rescindir o contrato, uma comissão especial do governo russo decidirá se a aeronave pode ser devolvida ou se o avião deve permanecer na Rússia.

Nesse caso, um tratado internacional chamado Convenção da Cidade do Cabo poderá ser acionado para exigir que as companhias aéreas devolvam os aviões com o mínimo de interferência. "O que eles estão sugerindo é a quebra dos termos dos contratos para todas as aeronaves", explicou Eddy Pieniazek, chefe de análise e consultoria da consultoria de aviação Ishka, à Reuters.

A Rússia quer estabelecer também que as companhias aéreas pagarão as locações em rublos durante todo o ano de 2022. Os contratos de aluguel, no entanto, costumam ser denominados em dólares americanos.

A moeda russa teve perdas em torno de 30% desde que a Rússia entrou em guerra com a Ucrânia, em 24 de fevereiro. "É uma má oferta ligada a uma oferta ainda pior", disse Pieniazek.

As sanções já cortaram o fornecimento da maioria das aeronaves e peças para a Rússia e forçaram seus transportadores a cancelar muitos vôos internacionais por medo de que suas aeronaves fossem apreendidas por arrendadores ou bancos estrangeiros.

As restrições também congelaram grande parte das reservas estrangeiras da Rússia e forçaram as autoridades a procurar maneiras de limitar os fluxos de saída de moeda estrangeira.

*Com Reuters