Topo

Esse conteúdo é antigo

Lote de Kinder Ovo é recolhido no Reino Unido por suspeita de salmonela

Lote de Kinder Ovo é recolhido no Reino Unido por suspeita de salmonela; outros produtos da Ferrero não foram afetados - Reprodução
Lote de Kinder Ovo é recolhido no Reino Unido por suspeita de salmonela; outros produtos da Ferrero não foram afetados Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 11h36Atualizada em 08/04/2022 14h40

A Agência de Segurança de Saúde e a Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido emitiram um alerta sobre lotes do chocolate Kinder Surpresa por uma suspeita de "ligação potencial a um surto de salmonela". O Brasil não está envolvido no recall voluntário da Ferrero, proprietária da marca Kinder.

Até o momento, 57 casos de salmonela foram confirmados no Reino Unido, a maioria entre crianças de cinco anos ou menos. Em comunicado enviado a mídia estrangeira, a Ferrero ressaltou que nenhum dos produtos Kinder testou positivo para salmonela.

"Embora não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando isso extremamente a sério."

A possível ligação entre casos relatados de salmonela e ovos de Kinder foi encontrada após investigações lideradas pelas agências de saúde do Reino Unido, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Outros produtos da Kinder e Ferrero não estão sendo investigados.

Para reduzir o risco de qualquer doença adicional, os consumidores não devem comer os produtos listados no alerta de recall e eles/os pais ou responsáveis pelas crianças devem seguir os conselhos de risco contidos nele.
Trecho de comunicado da Ferrero para consumidores do Reino Unido

Procurado pelo UOL, a Ferrero informou que os produtos do recall foram fabricados na Bélgica. "Os produtos Kinder comercializados no Brasil são produzidos na América do Sul. Em outros países, a Ferrero está cooperando com as autoridades de alimentos".

"A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação."

Quatro dias após a repercussão do ocorrido, a Ferrero informou que "está suspendendo as operações em sua fábrica" na Bélgica.

"A fábrica só será reaberta depois de certificada pelas autoridades. Apenas os produtos Kinder fabricados em Arlon, Bélgica, são afetados por este recall. Todos os outros produtos da linha Kinder e os outros produtos da Ferrero não foram afetados", afirmou a empresa.

Recall no Reino Unido

No Reino Unido, a Ferrero fez um recall de lotes do Kinder Surpresa, individuais ou em embalagens de três, com data de validade entre 11 de julho de 2022 e 7 de outubro de 2022.

O recall acontece a poucas semanas da Páscoa, quando fabricantes de chocolate esperam um aumento nas vendas.

Nas redes sociais, a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido, alertou: "Se você comprou o produto abaixo [Kinder Surprise], não coma". O órgão pede que consumidores procurem a Ferrero para conseguir o reembolso.

"Sabemos que esses produtos em particular são populares entre crianças pequenas, especialmente quando a Páscoa se aproxima, por isso pedimos aos pais e responsáveis que verifiquem se algum produto que já está em sua casa é afetado por esse recall", afirmou Tina Potter, chefe de incidentes da Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido.

A bactéria Salmonella pode causar intoxicação alimentar. Os sintomas incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre, mas geralmente desaparecem em poucos dias.

"No entanto, os sintomas podem ser mais graves e levar à hospitalização, especialmente nos muito jovens e naqueles com sistema imunológico enfraquecido", acrescentaram as agências do Reino Unido.