Doce que envenenou tropa russa é popular nos dois países em guerra; entenda
Na cidade de Izyum, perto de Kharkiv, no leste da Ucrânia, ao menos dois soldados russos morreram e outros 28 foram internados depois de comerem pães recheados entregues a eles por moradores da cidade ontem. A suspeita é de que a comida estava envenenada.
O nome do lanche que teria sido usado para envenenar os soldados é pyrizhky. Ele é de origem russa, mas também é popular na Ucrânia.
A massa se parece com uma esfiha fechada, e pode ter recheio doce ou salgado. O pyrizhky é usado também como acompanhamento para sopas ou aperitivo.
Conforme noticiou hoje o jornal britânico Daily Mail, civis de Izyum teriam entregue porções deste lanche aos militares da 3ª Divisão de Fuzileiros Motorizados russa.
Os soldados hospitalizados estão em tratamento na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) junto a outros mais de 500 soldados que fazem tratamento depois de tomarem bebida alcoólica que também foi oferecida por civis, afirma o Daily Mail.
O suposto envenenamento se dá em meio à retirada das tropas russas de cidades ucranianas, principalmente de cidades em torno de Kiev, a capital.
Segundo o jornal britânico, a sabotagem, com veneno, tem sido recente em uma estratégia de guerra civil dos ucranianos contra as tropas russas que invadiram suas cidades.
Há duas semanas, a mídia estatal da Rússia RIA Novosti informou, citando o Ministério da Defesa, que os militares tomaram o controle de Izyum, o que foi negado pela Ucrânia.
A localização da cidade é estratégica para a Rússia. Izyum fica na estrada principal entre Kharkiv e as áreas separatistas apoiadas pelos russos, como Lugansk e Donetsk, no leste ucraniano, área conhecida como Donbass.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.