Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Doce que envenenou tropa russa é popular nos dois países em guerra; entenda

Do UOL, em São Paulo

03/04/2022 16h31Atualizada em 04/04/2022 15h05

Na cidade de Izyum, perto de Kharkiv, no leste da Ucrânia, ao menos dois soldados russos morreram e outros 28 foram internados depois de comerem pães recheados entregues a eles por moradores da cidade ontem. A suspeita é de que a comida estava envenenada.

O nome do lanche que teria sido usado para envenenar os soldados é pyrizhky. Ele é de origem russa, mas também é popular na Ucrânia.

A massa se parece com uma esfiha fechada, e pode ter recheio doce ou salgado. O pyrizhky é usado também como acompanhamento para sopas ou aperitivo.

reprodução - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Conforme noticiou hoje o jornal britânico Daily Mail, civis de Izyum teriam entregue porções deste lanche aos militares da 3ª Divisão de Fuzileiros Motorizados russa.

Os soldados hospitalizados estão em tratamento na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) junto a outros mais de 500 soldados que fazem tratamento depois de tomarem bebida alcoólica que também foi oferecida por civis, afirma o Daily Mail.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O suposto envenenamento se dá em meio à retirada das tropas russas de cidades ucranianas, principalmente de cidades em torno de Kiev, a capital.

Segundo o jornal britânico, a sabotagem, com veneno, tem sido recente em uma estratégia de guerra civil dos ucranianos contra as tropas russas que invadiram suas cidades.

Há duas semanas, a mídia estatal da Rússia RIA Novosti informou, citando o Ministério da Defesa, que os militares tomaram o controle de Izyum, o que foi negado pela Ucrânia.

A localização da cidade é estratégica para a Rússia. Izyum fica na estrada principal entre Kharkiv e as áreas separatistas apoiadas pelos russos, como Lugansk e Donetsk, no leste ucraniano, área conhecida como Donbass.