Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky: número de vítimas pode ser maior em outras cidades após Bucha

Do UOL, em São Paulo

05/04/2022 07h20

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse, ontem, que o número de vítimas civis pode ser muito maior em outras cidades do país libertadas por tropas russas do que em Bucha, onde ao menos 300 moradores foram mortos. Hoje, o conflito chega ao 41º dia.

"Já há informações de que o número de vítimas dos ocupantes pode ser ainda maior em Borodyanka e algumas outras cidades libertadas. Em muitas aldeias dos distritos libertados das regiões de Kiev, Chernihiv e Sumy, os ocupantes fizeram coisas que os habitantes locais não tinham visto mesmo durante a ocupação nazista há 80 anos. Os ocupantes definitivamente terão responsabilidade por isso", disse Zelensky, se referindo aos soldados russos.

A Rússia nega que tenha cometido os assassinatos e, segundo seu Ministério da Defesa, a Ucrânia faz "filmagem encenada de civis supostamente mortos pelas ações violentas dos russos".

Segundo o presidente ucraniano, o número total de vítimas em Bucha provavelmente aumentará à medida que toda a cidade for verificada.

Ele destacou a importância dos jornalistas documentarem as consequências nas cidades ucranianas libertadas. "Nós fornecemos acesso máximo para jornalistas a Bucha e outras cidades libertadas da Ucrânia (...) Para o mundo ver o que a Rússia fez", disse, acrescentando que o país liderado por Vladimir Putin não será capaz de "enganar o mundo inteiro".

Zelensky repetiu seu apelo para receber mais armas para combater as forças russas. "Enfatizo mais uma vez: a Ucrânia deve obter todas as armas necessárias para expulsar os ocupantes de nossas terras o mais rápido possível, para libertar nossas cidades. E se já tivéssemos o que precisávamos - todos esses aviões, tanques, artilharia, armas antimísseis, poderíamos ter salvado milhares de pessoas", disse ele.

Hoje, em entrevista a jornalistas ucranianos, o presidente disse que avalia como um "desafio" as negociações com a Rússia após o massacre em Bucha. Para ele, "cada tragédia, cada Bucha" vai pesar nas negociações. "Mas precisamos encontrar oportunidades para tais etapas". Apesar de ver um cenário difícil para as conversas, Zelensky disse que elas devem continuar.

Segundo autoridades ucranianas, corpos de civis torturados também foram encontrados em Konotop, a cerca de 260 quilômetros a leste de Kiev, após a retirada russa.