Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky diz que número de mortos em Bucha pode ser maior que o estimado

Bucareste

04/04/2022 19h10

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira que o número de civis mortos por militares russos na cidade de Bucha, ao norte de Kiev, pode ser maior do que se acreditava até agora.

"Temos informações de que o número de vítimas poderia ser muito mais alto do que o estimado até agora", disse o chefe de Estado, em discurso realizado no Parlamento da Romênia.

Zelensky, afirmou que mais de 300 civis foram torturadas, amarradas e baleadas na nuca em Bucha, que vinha sofrendo com ataques e bombardeios das tropas russas por semanas, antes de ter o controle retomado pelas forças da Ucrânia.

No entanto, durante a manhã de hoje, autoridades ucranianas indicaram a localização de mais de 400 corpos nas ruas de Bucha.

"Carros foram arrasados por tanques, mulheres e adolescentes foram assassinadas pelos russos, e não temos ainda todos os detalhes das torturas", afirmou Zelensky.

Kiev acusou a Rússia de ter cometido o massacre em Bucha, algo que Moscou nega, alegando que as fotos de corpos nas ruas da cidade são uma montagem.

Zelensky, durante o discurso no Parlamento romeno, acusou Moscou de "destruir" os ucranianos e "deseuropeizar" a Ucrânia.

"Tudo isso aparece no site da agência oficial de notícias russa, onde nada se publica sem passar pela censura", disse o presidente ucraniano.

Além disso, Zelensky garantiu que "Ucrânia não é o último objetivo da agressão russa" e alertou sobre a proximidade do porto de Odessa, atacado nos últimos dias, com a Moldávia.