Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Little Amal chega à Ucrânia; conheça a história da boneca gigante animada

Boneca gigante Little Amal chega à Lviv, no oeste da Ucrânia Imagem: Yuriy Dyachyshyn/AFP

Colaboração para o UOL

12/05/2022 04h00

É a vez de Lviv, no oeste da Ucrânia, receber a Little Amal, uma parada simbólica no trajeto da boneca gigante animada de 3,5 metros. Desde julho do ano passado, ela faz um giro pelos países europeus numa tentativa de chamar a atenção para a situação crítica dos refugiados. Agora chega ao país que vive uma guerra que já desalojou mais de 5 milhões de pessoas.

A marionete é uma representação de uma menina síria refugiada, de 10 anos, que procura pelos países por onde passa a mãe que saiu um dia para buscar comida e não retornou.

Ela é a protagonista do projeto de teatro de rua The Walk (em português, a caminhada) e representa os milhões de migrantes no mundo, que saem de suas casas, deixam suas vidas, são separados de seus filhos e pais e correm o risco de serem esquecidos.

Boneca gigante Little Amal chega à Ucrânia

O nome Amal significa esperança em árabe.

A boneca realmente consegue chamar a atenção por onde passa, não só pelo tamanho, mas também pela causa defendida. Costuma despertar a curiosidade de crianças e até já ganhou o carinho do papa Francisco, quando passou pela Itália.

Em Paris, foi recepcionada aos pés da torre Eiffel. Na Suíça, foi para a sede das Nações Unidas. Em Londres, as portas da catedral Saint Paul se abriram para recebê-la.

Em março deste ano, semanas após a Rússia invadir a Ucrânia, a Little Amal prestou solidariedade ao povo ucraniano ao deixar flores na embaixada ucraniana em Londres.

A boneca gigante foi construída pela empresa Handspring Puppet Company, da África do Sul. Para movimentá-la são necessários quatro bonequeiros: um dentro do corpo da boneca, um nas costas e mais um em cada braço.

Há na boneca uma "harpa", que nada mais é que o instrumentário que vai fazer com que Little Amal movimente rosto, cabeça e olhos.

Ao todo, Amal já percorreu 8.000 km desde 2021.

Refugiados da Ucrânia

O número de refugiados da guerra da Ucrânia ultrapassa 5,2 milhões, segundo estimativa do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acor) do final de abril. Desde que o ataque foi iniciado, a Polônia se tornou a principal rota de fuga de ucranianos, que partem em busca de esperança e sobrevivência.

O apelo para que a guerra cesse na Ucrânia, por parte das Nações Unidas, vem junto com o pedido para que a comunidade internacional forneça apoio aos milhões de civis atingidos pelo conflito.

A estimativa é que, no total, cerca de 13 milhões de pessoas necessitem com urgência de assistência humanitária, incluindo comida e água em toda a Ucrânia, com destaque para os refugiados.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Little Amal chega à Ucrânia; conheça a história da boneca gigante animada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Guerra da Rússia-Ucrânia