Topo

Esse conteúdo é antigo

7 trombas d'água são vistas ao mesmo tempo sobre mar na Finlândia; veja

Apesar de ser um fenômeno bonito, trombas d"água são perigosas - Divulgação/Guarda Costeira da Finlândia Ocidental
Apesar de ser um fenômeno bonito, trombas d'água são perigosas Imagem: Divulgação/Guarda Costeira da Finlândia Ocidental

Do UOL, em São Paulo

13/07/2022 10h03Atualizada em 13/07/2022 14h57

Um fenômeno meteorológico raro chamou a atenção na praia na Finlândia esse fim de semana. Sete trombas d'água foram vistas ao mesmo tempo sobre o oceano, entre os municípios de Kustav e Pyhämaa, na costa sudoeste do país. A Guarda Costeira da Finlândia Ocidental compartilhou o registro no Twitter e alertou para o perigo desse acontecimento.

A imagem impressiona por ser algo raro e bonito, mas perigoso, como descreveu a Guarda Costeira.

"No fim de semana, ocorreram trombas d'água espetaculares, que agitaram a superfície do mar, na área entre Pyhämaa e Kustav. Elas podem ser devastadoras no mar e em terra. Ao mesmo tempo, eram visíveis sete trombas. A foto foi tirada por um funcionário da Guarda Costeira, em North Åland."

A tromba d'água ocorre principalmente no verão, quando as chuvas são mais frequentes. Isso pode ocorrer em um rio, mar, lago ou oceano e surpreende os banhistas pela força d'água, que sobe de maneira rápida.

Diferença de cabeça d'água e tromba d'água

Com nomes diferentes, há diferenças entre os dois fenômenos meteorológicos. A cabeça d'água é uma área de instabilidade intensa que causa chuva volumosa na cabeceira de um rio ou cachoeira.

Já a tromba é quando uma nuvem intensa de chuva forma um funil sobre uma área aberta com muita água.