Topo

O que é cabeça d'água e tromba d'água? Saiba como se proteger

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

02/01/2020 11h13

Resumo da notícia

  • Tromba d'água e cabeça d'água são fenômenos diferentes
  • Os dois acontecem principalmente no verão
  • A tromba d'água ocorre quando uma nuvem intensa de chuva forma um funil
  • A cabeça d'água se dá na cabeceira de rios ou cachoeiras

A cabeça d'água que deixou três mortos no sul de Minas Gerais na tarde de ontem (1º) é mais comum do que se imagina nesta época do ano. Erroneamente confundido com tromba d'água, o fenômeno ocorre principalmente no verão, sempre na cabeceira de rios e cachoeiras.

Os três mortos de ontem eram membros da mesma família, que se banhava em uma cachoeira no Parque Ecológico do Paredão, em Guapé (293 km da capital): duas mulheres de 17 e 39 anos e um homem de 45, segundo os bombeiros.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um turista contou que estava com a esposa quando a água subiu de repente. Para se salvarem, eles precisaram se esconder debaixo de uma pedra por cerca de 10 minutos.

"De repente veio a tromba d'água e eu encontrei uma pedra, fiquei debaixo dela pra tentar ficar respirando enquanto a tromba caía. A sensação é muito ruim", disse.

Tromba ou cabeça d'água?

Apesar de o turista se referir ao fenômeno como tromba d'água, o que aconteceu em Minas foi uma cabeça d'água, conforme explicou ao UOL a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

"A cabeça d'água é uma área de instabilidade intensa que causa chuva volumosa na cabeceira de um rio ou cachoeira", explica.

Uma nuvem grande de repente se rompe em uma pancada de chuva rápida e muito intensa. Ela despeja muita água em um curto período de tempo, aumentando repentinamente o volume do rio ou cachoeira, por isso o perigo.

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet

Já a tromba, explica ela, é quando uma nuvem intensa de chuva forma um funil sobre uma área aberta com muita água.

"A nuvem se forma sobre o mar, rio, represa. O giro da nuvem chega a erguer um volume d'água. É mais comum no Norte do Brasil", diz a especialista.

Como se proteger da cabeça e da tromba d'água?

Em caso de cabeça d'água, Naiane recomenda que o turista procure uma região alta para se proteger da chuva caso perceba a iminência do temporal. Se não for possível, a solução pode ser encontrar um lugar para se proteger da água, como a pedra encontrada pelo casal que filmou o fenômeno em Minas.

A principal dica da meteorologista, no entanto, é evitar essas regiões durante o verão.

"Mas se o turista fizer muita questão, a dica é ficar atento à previsão do tempo. Entre em contato com a Defesa Civil e pergunte se tal região está sujeita a temporais", recomenda. "E sempre de olho no céu, no horizonte. Se ouviu algum trovão, procure uma região alta."

Consultar a previsão do tempo e a Defesa Civil também é o conselho para se prevenir em relação a trombas d'água. "Aqui a situação é ainda mais complicada porque o pescador ou banhista está em uma região aberta."

Ela explica que a previsão do tempo é incapaz de dizer se a tromba ou cabeça d'água ocorrerá, mas pode prever se tem chuva programada para determinada região.

"A meteorologia pode prever que há probabilidade de chuva na região do sul de Minas, por exemplo, mas não dá para prever se choverá exatamente na cabeceira."

Cabeça d'água provoca morte de três pessoas no Parque Ecológico do Paredão, em Guapé - Reprodução - Reprodução
Cabeça d'água provoca morte de três pessoas no Parque Ecológico do Paredão, em Guapé
Imagem: Reprodução