Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Tromba d'água gigante assusta moradores na Grécia e Turquia

Fenômeno climático foi registrado após forte chuva, próximo à ilha grega de Symi, seguindo para Datça, na Turquia, no domingo (6). - Reprodução/Redes Sociais
Fenômeno climático foi registrado após forte chuva, próximo à ilha grega de Symi, seguindo para Datça, na Turquia, no domingo (6). Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 19h26Atualizada em 08/11/2022 08h30

Uma enorme tromba d'água se formou no mar na ilha grega de Symi e seguiu para o distrito de Datça, na Turquia, no domingo (6). Pessoas que presenciaram o fenômeno, que teria começado após a passagem de uma forte chuva, compartilharam os registros em redes sociais.

De acordo com o jornal Haber Izlenim, o evento climático começou por volta de 14h (horário local) e durou cerca de seis minutos. A formação da tromba d'água começou no Mar Mediterrâneo e, em seguida, se aproximou das margens de Datça, mas desapareceu pouco antes de atingir a costa do distrito turco.

Uma tromba d'água surge quando uma nuvem intensa de chuva forma um funil sobre uma área aberta com muita água, explicou ao UOL a meteorologista Naiane Araújo, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). "A nuvem se forma sobre o mar, rio, represa. O giro da nuvem chega a erguer um volume d'água", diz a especialista.

Ela explicou também o mecanismo de formação da cabeça d'água que, diferentemente da tromba, causa chuva volumosa na cabeceira de um rio ou cachoeira. "Uma nuvem grande de repente se rompe em uma pancada de chuva rápida e muito intensa. Ela despeja muita água em um curto período de tempo, aumentando repentinamente o volume do rio ou cachoeira, por isso o perigo", explica.

Veja, a seguir, vídeos compartilhados nas redes sociais: