Topo

Luta de gigantes: como são os tanques mais poderosos de Rússia, EUA e China

T-14 Armata, no dia da Vitória, em Moscou, na Rússia Imagem: Xinhua/Bai Xueqi

Colaboração para o UOL

14/08/2023 04h00

Quando se trata de armamento de guerra, nações como Rússia, Estados Unidos e China frequentemente ocupam o centro dos debates devido aos seus avançados arsenais.

A competição entre os gigantes é constante e abrange áreas como tecnologia, armamentos e veículos de combate, como os tanques de guerra.

Conheça os principais tanques de cada um desses países:

Rússia: T-14 Armata

O tanque de guerra russo T-14 Armata Imagem: Reprodução / Dmitriy Fomin via Wikimedia Commons

A Rússia enviou à Ucrânia em abril os primeiros tanques T-14 Armata, o modelo mais recente de veículo blindado russo. O veículo estreou durante o desfile do Dia da Vitória, em maio de 2015, em Moscou, e foi desenvolvido pela empresa russa Uralvagonzavod.

Estrutura enorme. Tem 10,8 metros de comprimento total, 3,5 metros de largura, 3,3 metros de altura e pesa 48 toneladas.

Considerado um dos tanques de guerra mais avançados do mundo, o T-14 Armata tem como diferencial levar a tripulação dentro de uma espécie de "cápsula" blindada no interior do veículo. Além disso, ele também tem uma torre totalmente automatizada e não tripulada.

É movido por um motor a diesel e atinge a velocidade máxima de 90 km/h. Tem uma transmissão automática de 12 velocidades e alcance operacional de 500 km.

É equipado com um canhão 2A83 de 125 mm, que dispara mísseis guiados e granadas comuns. Tem também uma metralhadora de 7,62mm com vista panorâmica de 360º, mas pode ser modificado com armas secundárias, como a metralhadora Kord 12,7.

Produção é vista como complexa e cara. O Kremlin teria ordenado a produção de 2.300 dos tanques deste modelo até 2020, mas isso foi estendido para 2025, de acordo com relatos da mídia russa.

Estados Unidos: M1 Abrams

O tanque de guerra norte-americano M1 Abrams Imagem: Reprodução / U.S. Army via Wikimedia Commons

Lançado em 1980, o M1 Abrams passou por várias atualizações desde então e segue sendo considerado um dos principais tanques dos Estados Unidos. Sua última versão é o M1A2 SEPv3, lançada em 2015.

Pode levar uma tripulação de quatro pessoas. O modelo pesa 54 toneladas, atinge até 72,4 km/h e roda por quase 500 quilômetros.

É equipado com um canhão de 120 mm, duas metralhadoras de 7,62 mm e uma metralhadora antiaérea de 12,7 mm.

Sua blindagem é reforçada com camadas de urânio empobrecido, proteção contra armas antitanque e minas terrestres. Por isso, o veículo é considerado um dos melhores do mundo neste aspecto.

Uso em guerras. Foi usado pelas tropas dos EUA na Guerra do Golfo, entre 1990 e 1991, e também nas invasões feitas ao Iraque, em 2003, e ao Afeganistão, a partir de 2011.

China: Type 99

O tanque de guerra chinês Type 99 Imagem: Reprodução / Tyg728 via Wikimedia Commons

O Type 99 foi lançado em 2001 para substituir o Type 88, que estava em serviço desde o final dos anos 1980. Segundo o site Military Today, atualmente esse é o veículo de guerra chinês mais avançado.

Comporta uma tripulação de três pessoas, incluindo comandante, artilheiro e motorista.

Pesa 54 toneladas, é alimentado por um motor a diesel e refrigerado a água, atinge até 80 km/h e roda por quase 400 quilômetros.

Tem blindagem composta, que é aprimorada ainda mais por painéis laterais reativos a explosivos.

O armamento principal do Type 99 é o canhão ZPT98 125mm de alma lisa, com carregamento automático.

Tem um sistema de proteção que pode detectar mísseis guiados antitanque a 100 metros e neutralizá-los ou derrubá-los, segundo o portal Popular Mechanics.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luta de gigantes: como são os tanques mais poderosos de Rússia, EUA e China - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional