Blindagem reativa e alta velocidade: potente tanque russo estreia na guerra
A Rússia enviou à Ucrânia os primeiros tanques T-14 Armata, o modelo mais recente de veículo blindado russo. Apesar de não informar quantos e nem para onde eles foram enviados, a agência de notícias estatal RIA-Novosti afirmou que "eles ainda não participaram em operações de assalto direto".
Tanque de guerra mais avançado do mundo. Um dos diferenciais do T-14 Armata é levar a tripulação dentro de uma espécie de "cápsula" blindada no interior do tanque. Além disso, ele também tem uma torre totalmente automatizada e não tripulada.
Produção é vista como complexa e cara. O Kremlin teria ordenado a produção de 2.300 dos tanques deste modelo até 2020, mas isso foi estendido para 2025, de acordo com relatos da mídia russa.
Mais sobre o T-14 Armata:
Estreou durante o desfile do Dia da Vitória, em maio de 2015, em Moscou. Foi desenvolvido pela empresa russa Uralvagonzavod.
Estrutura enorme. Tem 10,8 m de comprimento total, 3,5 m de largura, 3,3 m de altura e pesa 48 toneladas.
Pode carregar três tripulantes isolados das munições e combustível em uma cápsula blindada.
É movido por um motor a diesel. Ele é acoplado a uma transmissão automática de 12 velocidades.
Atinge a velocidade máxima de 90 km/h. O alcance operacional de 500 km.
É equipado com um canhão 2A83 de 125 mm, que dispara mísseis guiados e granadas comuns. Tem também uma metralhadora de 7,62mm com vista panorâmica de 360º, mas pode ser modificado com armas secundárias, como a metralhadora Kord 12,7.
Além disso, possui uma blindagem reativa, que protege o topo do casco do tanque e explode no impacto para impedir que um projétil atinja a blindagem.
Possui também câmera de alta resolução, além de radar que detecta munições antitanque inimigas. Um sistema de lançadora APS é responsável por disparar cargas explosivas para confundir ou destruir munições dos oponentes.
Casco de aço. O exterior do tanque é equipado com um sistema de blindagem modular feito de aço, cerâmica e materiais compostos. Também é equipado com um sistema computadorizado de controle de incêndio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.