Carrega 'forças anfíbias': como é o navio russo atacado por drone ucraniano
Um drone naval da Ucrânia atingiu um navio de guerra russo no Mar Negro, deixando a embarcação "seriamente danificada", segundo fontes da agência de notícias Reuters. O Ministério da Defesa da Rússia afirma que navios do país repeliram o ataque.
A embarcação atingida foi o Olenegorsky Gornyak, um navio de desembarque utilizado para levar "forças anfíbias" perto da costa, segundo a BBC. Operações anfíbias são um tipo de ofensiva militar que usa embarcações para projetar poder terrestre e aéreo em uma costa hostil.
O navio russo também é usado para atracar e descarregar cargas de forma rápida.
Com 112 metros de comprimento, o Olenegorsky Gornyak foi construído pela União Soviética na década de 1970. O navio tem capacidade para transportar 450 toneladas de carga e 25 veículos blindados, segundo o jornal britânico The Guardian.
Uma fonte da inteligência ucraniana disse à Reuters que o navio sofreu uma violação grave, e que não poderá conduzir missões de combate. No momento do ataque, 100 militares russos estavam na embarcação.
Ucrânia investe em ataques com drones
Os drones navais têm sido utilizados pelos ucranianos para provocar danos em grandes navios russos, que levam artilharia pesada. Segundo levantamento da BBC, a Ucrânia realizou pelo menos 11 ataques desse tipo.
Os drones não são tripulados e podem atingir velocidade máxima de 80 km por hora, diz a CNN. Eles são pequenos e difíceis de serem encontrados, o que dificulta a resposta russa.
O recurso tem sido utilizado pelos ucranianos no Mar Negro e na Península da Crimeia. A frota naval russa domina o Mar Negro, impedindo que a Ucrânia exporte grãos por essa rota.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.