Topo

Acidente ou abatido: o que se sabe sobre a queda do avião de Prigozhin

Fotografia postada em um canal Telegram vinculado ao grupo mercenário Wagner mostra os destroços de um avião em chamas na região de Tver. Yevgeny Prigozhin, estava na lista de passageiros, disseram agências russas Imagem: 23.ago.2023 - Telegram/@grey_zone/Via AFP

Colaboração para o UOL*

24/08/2023 12h42

O avião em que estava o líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, não teve problemas até os últimos 30 segundos de voo, segundo a Reuters. Dados de rastreamento da plataforma de monitoramento de voos Flightradar24 mostram ainda que o avião fez uma "vertical descendente repentina", também de acordo com a agência de notícias.

Autoridades de aviação da Rússia informaram que, antes da queda, a aeronave do tipo Embraer Legacy, registrada no nome de uma das companhias de Prigozhin, estava voando há menos de meia hora, na rota entre a capital e São Petersburgo.

Acidente ou avião abatido?

Participantes do canal do Telegram Grey Zone, ligado ao Grupo Wagner, afirmaram que o jato foi abatido pelas Forças Armadas russas — sem fornecer dados que confirmem a alegação. Também foi relatado o barulho de dois estouros antes do impacto.

A mesma fonte postou vídeos em que um avião aparece caindo acompanhado de uma grande nuvem de fumaça. Segundo a agência de notícias AP, trata-se de uma queda livre típica de uma aeronave seriamente danificada. A comparação de dois vídeos, quadro a quadro, também confirmaria a ocorrência de uma explosão em pleno voo.

O rastreador online Flightradar24 mostrou que o Embraer Legacy 600 saiu do radar às 18:11 (no horário local). Antes da descida vertical repentina, o avião também passou por uma séria de subidas e descidas de alguns milhares de pés, segundo a Reuters. Pouco depois, às 18h19, a aeronave despencou mais de 8 mil pés.

O modelo de avião executivo da Embraer que caiu registrou apenas um acidente em mais de 20 anos de serviço, que não estava relacionado a falha mecânica. Em 2006, a aeronave colidiu com um Boeing 737-800 da Gol no ar.

Agora, a Agência Federal de Transporte Aéreo da Rússia (Rosaviatsiya) iniciou uma investigação sobre o desastre, sob o Artigo 263 do Código Penal, que governa a segurança do tráfego e as operações do transporte aéreo russo.

*Com informações da Deutsche Welle

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Acidente ou abatido: o que se sabe sobre a queda do avião de Prigozhin - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional