Topo

Dino descarta hipótese de extradição de Danilo Cavalcante, diz TV

Danilo Cavalcante, brasileiro que fugiu de uma prisão nos EUA, foi capturado na manhã do dia 13 de setembro pelas autoridades na Pensilvânia Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/09/2023 18h44Atualizada em 13/09/2023 18h51

O ministro da Justiça, Flavio Dino, disse que o Brasil não vai pedir a extradição do brasileiro Danilo Cavalcante, que escapou da prisão e foi recapturado pela polícia dos EUA nesta quarta-feira (13).

O que aconteceu:

Dino afirmou que não há hipótese de aplicação do "princípio da extraterritorialidade" no caso. O ministro falou com a jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, que também consultou o secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Botelho.

Esse princípio prevê a aplicação da lei brasileira em casos "excepcionais" de crimes cometidos no exterior, em situações que incluam ou a entrada do autor do delito no Brasil, ou o não cumprimento da pena no exterior.

Nos Estados Unidos, Cavalcante foi condenado à prisão perpétua em agosto por matar a ex-namorada brasileira Deborah Brandão, na época com 34 anos, a facadas. O crime ocorreu em abril de 2021 na cidade de Phoenixville, na Pensilvânia, na frente dos filhos da vítima, de 4 e 7 anos. Ele não aceitava o fim do relacionamento.

No Brasil, Cavalcante é acusado de ter matado um homem em 2017, mas ainda não foi julgado por este crime. Ele deixou o país após ser alvo de um mandado de prisão por assassinato e se tornou réu por homicídio duplamente qualificado em novembro daquele ano. Danilo deu seis tiros em Válter Júnior Moreira dos Reis, que morreu no local.

De acordo com o Ministério Público, o crime foi cometido por motivo torpe, em razão de uma suposta dívida que a vítima tinha com o réu, referente ao conserto de um veículo.

Antes de entrar nos EUA, Cavalcante foi a Porto Rico, onde conseguiu os documentos falsos, segundo. Já nos Estados Unidos, ele se estabeleceu no condado de Chester, na Pensilvânia, onde uma irmã e amigos viviam.

A prisão de Danilo Cavalcante

Danilo Cavalcante estava escondido em uma pilha de madeira em uma área rural, perto de uma loja de tratores, na região da Prizer Road e da Route 100. Ele foi preso na manhã de hoje (13) no condado de Chester, na Pensilvânia (EUA).

Cavalcante não percebeu que estava cercado e tentou fugir, mas foi alcançado e mordido por um cão da polícia, explicaram autoridades da Pensilvânia. Na manhã de hoje, pouco antes de 8h30, a localização de Cavalcante foi confirmada novamente por sinais de calor, e ele foi cercado pelas forças de segurança.

A polícia capturou sinal térmico do brasileiro na madrugada de hoje, mas esperou até o amanhecer para prendê-lo. Segundo o tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, o primeiro sinal da localização ocorreu após um alarme ser disparado em uma casa da região.

Veja momento da prisão

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dino descarta hipótese de extradição de Danilo Cavalcante, diz TV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional