Topo

'Explosão atrás da outra': brasileira em Israel narra apreensão após ataque

Do UOL, em Brasília

07/10/2023 13h09Atualizada em 07/10/2023 14h12

"Sempre depois da sirene temos que esperar pelo menos dez minutos para voltar onde estávamos. Mas não tínhamos dez minutos. Era uma sirene atrás da outra, uma explosão atrás da outra". O relato é da jornalista Renata D'Elia, que estava de férias em Rehovot, a cerca de 30 quilômetros de Tel Aviv, após o início do ataque do Hamas a Israel na manhã deste sábado (7).

Apreensão em Israel

Considerada uma cidade menor, Rehovot não é frequentemente alvo dos foguetes disparados da Faixa de Gaza, mas ao longo do dia de hoje a população foi tomada por um clima de apreensão com a ofensiva que pegou de surpresa as autoridades israelenses, segundo Renata.

"O clima não era de jeito nenhum de 'vamos receber um ataque a qualquer momento'. Pelo contrário, estava tudo normal. Estava um clima de paz", relata. Ontem, Renata esteve em regiões próximas à fronteira de Israel, e hoje foi acordada com sirenes que alertavam para a invasão de foguetes no espaço aéreo de Rehovot.

As sirenes servem como o primeiro sinal para a população buscar refúgio em abrigos antibomba. A quase totalidade dos explosivos é interceptada pelo sistema de defesa israelense, mas a recomendação das autoridades é esperar ao menos dez minutos sem sirenes para evitar ser alvo dos destroços.

Só que a gente não tinha dez minutos. Era uma sirene atrás da outra, uma explosão atrás da outra. A explosão é como se fosse uma bomba mesmo, estourando. Teve estouros bem próximos aqui de onde a gente está. E repito, Rehovot não costuma ser um alvo. É uma cidade menor
Renata D'Elia, jornalista em Israel

Segundo Renata, que estava hospedada na casa de outra brasileira que reside em Rehovot há 18 anos, a situação é extremamente atípica e causou apreensão entre os moradores. Mais que isso: houve uma invasão por terra de membros do Hamas na região da Faixa de Gaza, algo que não é visto em ataques do tipo.

"É uma situação bem diferente. Essa entrada de vários infiltrados de uma só vez pegou Israel de calças curtas. Foi muito repentina e coloca em xeque que o Exército israelense é muito poderoso, muito imbatível. Dá uma desmoralizada no pessoal", disse.

Um dos israelenses me disse que não sabe bem o que vai acontecer, mas que já temos uma derrota. Porque é muito desmoralizante quando acontece isso
Renata D'Elia, jornalista em Israel

Vida segue após ataque

Após a primeira sirene, Renata conta que o grupo de moradores ficou duas horas no abrigo esperando o sinal para deixar o local. Por ser sábado e um feriado nacional, a cidade está fechada e com pouco movimento nas ruas, mas ainda é possível ver alguns moradores passeando com cachorros e crianças.

"Quando se mora em um país que tem guerra, você segue a sua vida. (As pessoas) estão assustadas, estão alarmadas, mas é um pouco 'vida que segue'. Está todo mundo apreensivo", relata.

À noite lá, os bombardeios recomeçaram e Renata contou, por mensagens, que estava no abrigo. "Voltamos a ter sirenes e interceptações. Cortaram a energia em Gaza, de onde eles estão atacando", contou.

Ninguém se feriu e ninguém morreu na nossa região, mas foram arremessados (foguetes) a doze, quinze quilômetros de onde estamos. É uma sensação de muita apreensão e ansiedade
Renata D'Elia, jornalista em Israel

Renata afirmou que busca remarcar o voo para retornar ao Brasil. Até o momento, a embaixada brasileira em Israel não baixou uma determinação para brasileiros anteciparem voos de saída do país, mas o governo israelense recomendou a suspensão de atividades de turismo.

Mais cedo, em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que não há informes de brasileiros mortos nos ataques.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Explosão atrás da outra': brasileira em Israel narra apreensão após ataque - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional