Topo

Bruna Valeanu: brasileira morta em rave foi instrutora de tiro por Israel

Bruna Valeanu morreu em ataque a rave em Israel Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

10/10/2023 13h46Atualizada em 10/10/2023 17h03

Bruna Valeanu, 24, foi a segunda brasileira a ter a morte confirmada na guerra entre Hamas e Israel. A informação foi confirmada pela família da jovem.

Ela estava desaparecida desde sábado (7), quando foi a uma rave nas proximidades da Faixa de Gaza e o grupo extremista invadiu a região.

Além dela, Ranani Nidejelski Glazer, que também estava na festa, teve a morte confirmada hoje. Outra brasileira que foi ao evento, Karla Stelzer Mendes, segue desaparecida.

Quem era Bruna Valeanu?

Vida em Israel. Bruna Valeanu, 24, nasceu no Rio de Janeiro e morava atualmente na cidade de Petah Tikva, em Israel.

Dois anos no exército. A jovem atuou como instrutora de tiro nas Forças de Defesa Israelenses entre agosto de 2018 e agosto de 2020, de acordo com seu LinkedIn.

"Privilégio". Já no Instagram, ela se despediu do exército em post de 12 de agosto de 2020. "Tive o privilégio de fazer parte da posição mais valiosa das Forças de Defesa Israelenses. Obrigado a todas as pessoas que conheci ao longo do caminho [?] a patrulha de tiro foi minha família e irá ficar sempre comigo. Dois anos completos em que não mudaria nada", escreveu na ocasião.

Estudante de comunicação. Desde outubro de 2022, ela estudava comunicação e artes na Universidade de Tel-Aviv.

Gosto por viagens. Também em sua página no Instagram, ela compartilhava conteúdos de viagens, com amigos e família. Entre os países já visitados por Bruna, estão: Grécia, Inglaterra, República Tcheca, Itália, Espanha, Holanda, Colômbia, entre outros. A estudante tem pouco mais de cinco mil seguidores no momento, e suas publicações mais recentes acumulam comentários de seguidores preocupados com a situação atual.

Visita recente ao Brasil. Sua última publicação foi feita em 21 de setembro. Na data, ela compartilhou fotos de uma viagem feita ao Rio de Janeiro.

Em nota, a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) lamentou. "Prestamos nossa solidariedade às famílias de Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, brasileiros mortos nos ataques terroristas do Hamas em Israel, bem como de todas as vítimas dos atentados no país. Nos unimos a todas as famílias que sofreram perdas inesperadas, abruptas, sem a possibilidade de despedida. Reiteramos nosso repúdio ao terrorismo e temos esperança que o conflito se encerre o quanto antes".

Ela teve o desaparecimento e a morte confirmados por uma irmã no Facebook.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bruna Valeanu: brasileira morta em rave foi instrutora de tiro por Israel - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional