Guerra em Israel hoje (11/10): Veja últimas notícias e vídeos do confronto
De UOL em São Paulo
11/10/2023 13h17Atualizada em 11/10/2023 13h17
Nesta quarta-feira (11), a guerra em Israel chegou ao quinto dia, marcado por mais uma série de ataques na Faixa de Gaza, Síria e Líbano. Ao menos 270 bombardeios foram feitos pelas forças israelenses, sendo que as autoridades alegam que a casa do chefe militar do grupo extremista Hamas foi atingida resultando nas mortes de seu filho e irmão.
O número de mortos na guerra já pode ter ultrapassado 3.500. Em Israel, os jornais locais apontam 1.200 mortos e 2.900 feridos. O Ministério da Saúde da Palestina informou que ao todo há 1.055 mortos e 4.500 feridos. Além disso, Israel diz ter encontrado 1.500 corpos de soldados do grupo extremista Hamas em território israelense.
Ofensiva israelense
A casa dos parentes de Mohammad Deif, líder militar do Hamas, foi bombardeada pela Força Aérea de Israel em Qizan an Najjar. Mentor da incursão do grupo ao território no último sábado (7), o oficial teria perdido o irmão e o filho no ataque. Ainda segundo a imprensa palestina, a neta do irmão do líder do Hamas também faleceu. O número de vítimas ainda pode subir já que não se sabe quantas pessoas estavam na casa e podem estar sob os escombros.
As Forças de Defesa de Israel afirmam ter atingido alvos em al-Furqan, uma área rotulada como "ninho de terror" usado pelo Hamas para lançar ataques contra Israel. Este foi o terceiro ataque aéreo nas últimas 24 horas, com cerca de 450 alvos atingidos até agora. Além disso, foram realizados ataques contra importantes pontos utilizados pela Jihad Islâmica, outro grupo extremista que atua na Palestina e é aliado ao Hamas.
Hamas mantém postura de ameaças
O grupo extremista manteve o tom sobre a possibilidade de assassinar os civis que foram sequestrados, caso a ofensiva israelense continuasse. De acordo com o governo de Israel, cerca de 150 pessoas podem estar em poder do Hamas, sendo que brasileiros podem estar incluídos neste número. Até então, o Itamaraty não conseguiu confirmar a informação divulgada pelo Exército de Israel.
Israel diz ter sido atacado pelo Líbano e pela Síria, sem mencionar vítimas no entanto. Facções palestinas teriam disparado três rajadas de foguetes do Líbano, enquanto "lançamentos" teriam sido feitos a partir da Síria, mas não há detalhes sobre os incidentes.
Vale destacar que o Líbano e a Síria não estão oficialmente envolvidos na guerra, mas o Hezbollah, aliado do Hamas e baseado no Líbano, disparou mísseis na fronteira com Israel e teve quatro membros mortos pelo Exército israelense.
Primeiro avião da FAB desembarca no Brasil
O avião da Força Aérea que trouxe brasileiros de Israel pousou na Base Aérea de Brasília às 04h07. 211 passageiros embarcaram em um avião KC-30 (Airbus A330) para voltar ao país, mas a Embaixada do Brasil em Tel Aviv relatou que há cerca de 1.700 brasileiros pedindo ao governo federal para voltarem nos voos da FAB. A maioria estava em Israel para turismo. A capacidade do avião é de 238 pessoas.
Veja vídeos do quinto dia do confronto:
Novos bombardeios em Gaza são registrados:
Universidade é bombardeada na Faixa de Gaza:
Feridos são socorridos para hospitais em Gaza:
"Escutamos explosões", diz piloto de voo que repatriou brasileiros:
Voo com primeiros repatriados chega ao Brasil: