Como cada país votou proposta do Brasil derrotada na ONU sobre Gaza
Do UOL, em São Paulo
18/10/2023 11h47Atualizada em 18/10/2023 16h11
A proposta costurada pelo Brasil para que fosse estabelecida uma pausa humanitária em Gaza foi derrubada hoje, em reunião do Conselho de Segurança da ONU, após veto dos Estados Unidos.
Como os países votaram
O texto teve 12 votos de apoio: Brasil, França, Malta, Japão, Gana, Gabão, Suíça, Moçambique, Equador, China, Albânia, e Emirados Árabes. O Conselho é formado por 15 membros.
Dois países se abstiveram: Rússia e Reino Unido.
Para ser aprovada, a resolução precisava de pelo menos nove votos e nenhum veto dos membros permanentes, caso dos EUA. Além dos Estados Unidos, têm poder de veto sobre qualquer resolução tomada pelo conselho França, Reino Unido, Rússia e China — os cinco são membros permanentes do órgão.
Proposta da Rússia fracassou
Uma primeira tentativa de aprovar uma resolução no Conselho sobre a crise em Gaza já havia fracassado na segunda-feira (16). O texto russo foi vetado pelos governos dos EUA, Reino Unido e França.
O Brasil se absteve na ocasião, enquanto a China deu seu voto ao projeto do Kremlin. O texto russo teve cinco votos de apoio: China, Emirados Árabes, Moçambique, Gabão e Rússia.