Nono voo da FAB parte nesta sexta para resgatar brasileiros em Israel
Do UOL, em São Paulo
19/10/2023 18h57Atualizada em 19/10/2023 20h15
O governo federal vai enviar o nono voo para resgatar brasileiros afetados pela guerra em Israel na tarde desta sexta-feira (20).
O que aconteceu:
Uma aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira, deve partir às 17h da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, para Tel Aviv (Israel). É a nona aeronave enviada pelo Governo Federal para o Oriente Médio, pela operação "Voltando em Paz".
O retorno está previsto para a tarde do próximo domingo (22), e deve chegar ao Brasil na madrugada de segunda-feira (23).
O último voo da operação chegou ao Brasil na madrugada de hoje, trazendo 219 passageiros de Israel. Desde o começo da guerra, 1.135 brasileiros e 35 pets já foram repatriados. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há pelo menos 150 brasileiros interessados em deixar Israel e voltar para o Brasil.
Segundo comunicado do Itamaraty, será dada prioridade de atendimento a quem mora no Brasil e não tem passagem aérea comprada — a quem já têm os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.
Lula manda avião presidencial para buscar brasileiros em Gaza
Grupo com 22 brasileiros está na cidade de Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza, próximo à fronteira com o Egito, à espera de resgate.
A operação depende de negociações complexas entre o Brasil e Egito, e também da permissão de Israel e do Hamas para a saída. O país egípcio, particularmente, teme que sua segurança nacional possa ser afetada e se preocupa com a entrada de refugiados.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv transmitiu às Forças de Defesa de Israel informação sobre o edifício onde os brasileiros estão hospedados em Khan Yunis para não ser alvo de ataques.