Notícias da guerra em Israel hoje (19/10): Veja novas atualizações e vídeos
Do BOL em São Paulo
19/10/2023 13h08Atualizada em 19/10/2023 13h15
Nesta quinta-feira (19), a guerra em Israel contra o grupo extremista Hamas chegou ao 13º dia. Durante a madrugada, as Forças de Defesa de Israel divulgaram uma declaração afirmando que Jamila al-Shanti, viúva do co-fundador do Hamas, Abdel Aziz al-Rantisi, foi morta.
As FDI também confirmam a morte do chefe da ala militar do grupo Comitês de Resistência Popular de Gaza. No Brasil, o sexto avião da FAB desembarcou no Rio de Janeiro com mais uma leva de brasileiros resgatados.
Ataques israelenses
A mídia na Faixa de Gaza noticiou a morte de Jamila al-Shanti, primeira mulher eleita para o gabinete político do grupo Hamas, após um ataque aéreo de Israel. O marido dela, Abdel Aziz al-Rantisi, morreu em 2004 da mesma forma.
Rafat Abu Hilal, chefe da ala militar do grupo radical Comitês de Resistência Popular de Gaza, foi morto durante as operações das IDF na madrugada de hoje. A informação é da agência de Segurança de Israel, conhecida como Shin Bet.
Israel também divulgou a morte de 10 membros do Hamas responsáveis pelo ataque de 7 de outubro e destruiu centenas de locais do grupo, incluindo pontos de lançamento de mísseis, poços de túneis, infraestruturas de inteligência e centros de comando.
Os ataques aéreos realizados antes do amanhecer mataram mais de 40 pessoas e feriram pelo menos 21 no sul da Faixa de Gaza. As forças israelenses atacam diversas áreas na Cisjordânia ocupada, matando várias pessoas, incluindo dois adolescentes.
Ajuda humanitária no Egito
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, anunciou que a ajuda humanitária para a Faixa de Gaza, através do Egito, pode começar a ser entregue nesta sexta-feira (20). Israel autorizou a entrada da ajuda humanitária e esta será transportada por cerca de 20 caminhões que passarão pela fronteira com o Egito.
No comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, foi autorizado a entrega de alimentos, água e medicamentos do Egito para civis no sul da Faixa de Gaza, desde que não sejam destinados aos membros do Hamas. Não há menção ao fornecimento de combustível para geradores hospitalares.
Mais de 200 caminhões e 3.000 toneladas de ajuda estão disponíveis para a cidade de Gaza. A ONU supervisionará os suprimentos, afirmou o ministro das Relações Exteriores egípcio, Sameh Shoukry, à TV Al-Arabiya.
Brasileiros resgatados
O sexto avião da FAB pousou no Brasil trazendo de volta ao país pessoas resgatadas da guerra em Israel. A aeronave pousou no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, por volta das 3h da madrugada, com 219 passageiros.
Ao todo, 1.135 pessoas e 35 pets já foram repatriados pelo governo Lula. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, há pelo menos 150 brasileiros interessados em deixar Israel e voltar para o Brasil. Segundo o Itamaraty, a prioridade de atendimento é para quem mora no país e não tem passagem aérea comprada. Quem já possui os bilhetes ou condições de comprá-los a recomendação é que embarquem em voos comerciais.
Filha de brasileira é enterrada
A família brasileira da jovem israelense Celeste Fishbein, assassinada pelo Hamas, comunicou que o enterro aconteceu nesta quinta-feira em Israel, às 15h30 (9h30 no horário de Brasília), no cemitério Kibutz Ga'ash. O Shivá, que no judaísmo é um período de luto de sete dias, se iniciará após a cerimônia de despedida.
Confira os principais vídeos: