Aeroportos da Síria são atacados, e dois morrem; governo culpa Israel
Do UOL*, em São Paulo
22/10/2023 08h38Atualizada em 22/10/2023 18h39
Os dois principais aeroportos da Síria foram atingidos hoje por bombardeios simultâneos, e duas pessoas foram mortas. O governo sírio culpa Israel pelos ataques.
O que aconteceu:
Mísseis atingiram os aeroportos de Damasco e Alepo, informou a agência de notícias estatal síria Sana. Os danos materiais nas pistas de pouso e decolagem deixaram os aeroportos inoperantes por, pelo menos, dois dias.
Dois funcionários do aeroporto de Damasco morreram.
Os ataques "simultâneos" vieram "da direção do Mediterrâneo para o oeste de Latakia e da direção das Colinas de Golã sírias ocupadas", disse uma fonte militar citada pela agência Sana.
Os voos foram desviados para Latakia, no noroeste da Síria.
É a segunda vez desde o início do conflito em Gaza que a Síria acusa Israel de atingir seus dois aeroportos. "O inimigo israelita realizou um ataque aéreo contra os aeroportos internacionais de Damasco e Alepo", declarou uma fonte militar à agência Sana.
A Síria também relatou ataques aéreos de Israel contra os dois aeroportos em 12 de outubro. Em 14 de outubro, o governo também denunciou bombardeios em Alepo.
Israel está preocupado com a possibilidade do Irã estar usando os aeroportos da Síria para movimentar recursos militares. Foi o que afirmou um funcionário do Ministério das Relações Exteriores, segundo o Al Jazeera.
Israel raramente comenta seus ataques na Síria, mas alega que visa evitar que o Irã se estabeleça perto de sua fronteira.
*Com informações da AFP