Topo

Bombardeios do Hamas após início de cessar-fogo

Soldados das Forças de Defesa de Israel no norte da Faixa de Gaza Imagem: Forças de Defesa de Israel

Do UOL, em São Paulo

24/11/2023 05h20Atualizada em 24/11/2023 09h04

Começou nesta sexta-feira (24), quando a guerra entra no 49º dia, o cessar-fogo na Faixa de Gaza. A trégua, no entanto, já foi violada por dois disparos de foguetes do Hamas contra Israel.

O que aconteceu

Duas barragens de foguetes foram lançadas pelo Hamas, segundo a RFI. A primeira, apenas 15 minutos após o começo da pausa nos combates e outra uma hora e meia depois. Ninguém ficou ferido, mas a ação pode colocar em risco todo o acordo.

Sirenes de alerta de mísseis soaram nas cidades nas cidades de Kissufim e Ein Hashlosha, na fronteira de Gaza, segundo o The Times Of Israel.

Horas antes do cessar-fogo, tropas das Forças de Defesa de Israel realizaram intensos bombardeios contra alvos do Hamas em várias cidades em toda a Faixa de Gaza. A informação foi divulgada pela emissora pública Kan.

Os ataques israelenses, pré trégua, atingiram os campos de refugiados de Jabalia, Nuseirat e al-Maghazi, no norte de Gaza, enquanto trocas de tiros entre tropas do premiê Benjamin Netanyahu e homens armados palestinos foram registradas nas proximidades de Beit Lehia.

Israel usa panfletos para avisar palestinos que não voltem ao norte de Gaza

Aviões militares israelenses lançaram panfletos sobre Gaza. Os militares alegam que a área ainda é uma zona de guerra, apesar do cessar-fogo. O porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Avichay Adraee, emitiu uma declaração reforçando aos habitantes de Gaza que a guerra não acabou.

Autoridades palestinas têm apelado aos deslocados de Gaza para regressarem às suas casas assim que a trégua comece, de acordo informações divulgadas pelo The Times Of Israel.

Túnel sob o Hospital Al-Shifa é destruído

O exército de Israel demoliu um túnel do Hamas descoberto sob o Hospital Al-Shifa. O centro médico foi invadido por Israel sob alegação de que era usado pelo Hamas. O grupo extremista nega.

Gabinete de Netanyahu disse que soldados da unidade de engenharia de combate destruíram o túnel sob Al-Shifa, bem como outras entradas na área. Um vídeo da ação foi postado no X, antigo Twitter.

Cessar-fogo entre Israel e Hamas começa

Teve início às 2h de desta sexta-feira (24) o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza em face da liberação de reféns israelenses detidos com o Hamas, confirmaram autoridades israelenses.

Um primeiro grupo de 13 reféns será libertado no fim da manhã (horário local), em troca de prisioneiros palestinos. A expectativa é de que a pausa dure quatro dias, com libertação de 10 ou 12 reféns israelenses por dia de trégua.

Com informações da RFI

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bombardeios do Hamas após início de cessar-fogo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional