Topo

Líder houthi zomba de Biden: 'Idoso com dificuldade de subir escadas'

11.jan.24 - Combatentes Houthi recém-recrutados assistem a uma palestra do principal líder do movimento Houthi, Abdul-Malik al-Houthi Imagem: KHALED ABDULLAH/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

19/01/2024 09h31Atualizada em 19/01/2024 09h44

O líder do grupo rebelde Houthi zombou do presidente americano Joe Biden.

O que aconteceu

Abdul-Malik al-Houthi afirmou que Biden é um "idoso que tem dificuldade para subir as escadas de um avião". Ele também criticou o americano por "viajar 14 mil km para atacar aqueles que tentam apoiar o povo oprimido de Gaza".

A fala acontece após um novo bombardeio dos EUA contra alvos Houthi no Iêmen. O grupo tem organizado ataques a navios no Mar Vermelho para pressionar Israel a suspender o bloqueio a Gaza. "Nada, nem todas as ameaças, mísseis e pressão, mudará nossa posição", diz Abdul-Malik.

O líder houthi diz ser "uma grande honra e benção confrontar diretamente a América". Ele minimizou o impacto dos ataques americanos dizendo que só serviriam para melhorar a tecnologia do seu exército e tecnologia naval.

Ele insistiu que os ataques a navios ligados a Israel, ou que viajam a portos israelenses, só acabariam com o fim do bloqueio a Gaza. "Os palestinos têm direto a ajuda aérea, terrestre e marítima sem quaisquer obstáculos".

O presidente Biden admitiu a repórteres que os bombardeios americanos não impediram os ataques houthis no Mar Vermelho. "Eles estão impedindo os Houthis? Não. Eles vão continuar? Sim".

Nesta semana, os EUA decidiram reinserir o grupo Houthi em sua lista de terroristas globais. Eles tinham sido removidos da lista em 2021 por Biden para permitir o envio de ajuda ao Iêmen.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder houthi zomba de Biden: 'Idoso com dificuldade de subir escadas' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional