Conteúdo publicado há 11 meses

Indonésia: vídeo de ditador morto gerado por IA repercute próximo à eleição

Às vésperas das eleições, que acontecem nesta quarta-feira (14), um vídeo gerado por inteligência artificial do ditador indonésio Hadji Mohamed Suharto, já falecido, repercutiu nas redes sociais.

O que aconteceu

Vídeo foi compartilhado por Erwin Aksa, vice-presidente do Golkar, um dos maiores e mais antigos partidos políticos da Indonésia. "Foi feito para nos lembrar da importância de nossos votos nas próximas eleições", afirma o político. As informações são da CNN Internacional.

Suharto morreu em 2008, aos 86 anos. Ele governou a Indonésia por mais de três décadas.

A publicação recebeu um aviso de "mídia fora de contexto" no X. Nas redes, cidadãos indonésios criticaram o uso de IA de um político morto para propaganda eleitoral. "Desde quando se tornou ético criar deepfakes de pessoas mortas? Parece tão moralmente errado", escreveu um usuário do X.

O Golkar não tem candidato próprio na corrida presidencial, mas apoia Prabowo Subianto, ex-general do exército durante o regime militar de Suharto e ex-genro dele. Subianto é o favorito a vencer a eleição.

A Indonésia é a terceira maior democracia do mundo, depois da Índia e dos Estados Unidos. O país tem mais de 205 milhões de eleitores.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.