Topo

'Foi morto por Putin', diz Zelensky sobre morte de Alexei Navalny em prisão

Zelensky (à esquerda) acusou Putin pela morte de seu opositor, Alexey Navalny (à direita) em uma prisão russa Imagem: Reprodução/Wikipedia

Colaboração para o UOL

16/02/2024 12h10

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, acusou hoje (16) o presidente da Rússia, Vladimir Putin, de ter matado seu principal opositor, Alexei Navalny, em uma prisão russa.

O que aconteceu

Zelensky diz que Navalny "obviamente foi morto por Putin, como milhares de outros torturados por causa dessa criatura". Segundo o líder ucraniano, Putin "não se importa com quem morre, desde que mantenha sua posição". A declaração foi dada a jornalistas em Berlim, na Alemanha, onde assinou um acordo de segurança entre os dois países que garante à Ucrânia apoio a longo prazo em termos militares.

Ele afirma que a morte de Navalny demonstra por que Putin deve ser obrigado a "perder tudo e ser responsabilizado pelas suas ações". Zelesnky está em Munique, na Alemanha, para participar da Conferência de Segurança de Munique.

O serviço penitenciário da Rússia confirmou, na manhã de hoje, que o principal crítico do presidente Putin morreu na prisão. A causa da morte de Navalny não foi divulgada. Ele estava preso sob acusação de "extremismo" no distrito autônomo de Yamal-Nenets.

"O preso A.A.Navalny sentiu-se mal depois de uma caminhada e quase imediatamente perdeu a consciência na colônia correcional nº 3, em 16 de fevereiro", informaram as autoridades russas, em nota encaminhada à imprensa.

Reações no Ocidente

Representantes de países do Ocidente levantaram suspeitas sobre a morte de Navalny. Líderes comentaram o fato dele ter morrido após mostrar coragem e resistência diante do líder russo e do Kremlin. A apuração é da CNN.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, reforçou que a Rússia é responsável pela morte de Navalny. Segundo ele, a morte reforça a "fraqueza e podridão" do sistema construído por Vladimir Putin.

O presidente do Conselho da União Europeia, Charles Michel, disse que Navalny lutou por valores de democracia e liberdade. E afirmou que a UE (União Europeia) responsabiliza o regime russo pela morte "trágica" dele.

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, afirmou que a morte de Navalny "ilustra a brutalidade sem precedentes do regime russo". Rutte disse que o opositor de Putin enfrentou condições duras e desumanas na cadeia. Já o presidente da Letônia, Edgars Rinkevics, acusou o Kremlin de "assassinar brutalmente" Alexei Navalny.

O ministro francês das Relações Exteriores, Stephane Sejourne, escreveu em um post no X que Navalny "pagou com a vida" o preço pela resistência a um sistema de opressão. "A morte dele em uma colônia penal nos relembra a realidade do regime de Vladimir Putin".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Foi morto por Putin', diz Zelensky sobre morte de Alexei Navalny em prisão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional