Pensou que fosse pedra: agricultor acha ninho de metralhadora da 2ª Guerra
Colaboração para o UOL
29/03/2024 04h00
Um agricultor da Eslováquia encontrou em suas terras um ninho de metralhadora, artefato usado durante a Segunda Guerra Mundial. Agora, a peça incomum foi levada a um museu.
O que aconteceu
Um agricultor da aldeia de Kostolná-Záriecie, na Eslováquia, estava arando um campo quando bateu no que achou ser uma pedra. Ao cavar a área para tirar o objeto de lá, ele se deparou com o artefato incomum.
O objeto era usado na Segunda Guerra Mundial. Autoridades identificaram a descoberta como a metade inferior de um ninho de metralhadora, usado pelos militares alemães nazistas durante o conflito.
Esses ninhos de metralhadoras também são conhecidos como kugelstand e kugelbunker. Essas estruturas eram feitas em concreto armado e tinham formato esférico com um furo no topo. Elas eram usadas como uma posição protegida, em que uma ou várias metralhadoras eram instaladas.
A história foi confirmada pela Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia, em um comunicado de imprensa de 11 de dezembro.
Ainda de acordo com a nota oficial, talvez até 1.000 artefatos como este tenham sido implantados na Eslováquia —sendo a maioria na Bratislava, capital do país. Depois da guerra, parte dos ninhos de metralhadora foi destruída; outros foram usados para fins secundários, como vasos de flores ou reservatórios; e o restante permaneceu nos locais de assentamento original.
Fotos compartilhadas no Facebook pela aldeia de Chocholná-Velcice mostram o processo de escavação. Nas imagens, o objeto —que já estava significativamente danificado no momento da descoberta— aparecia parcialmente enterrado.
A descoberta foi transferida para o Museu Trencín, também na Eslováquia. A Secretaria de Monumentos da República da Eslováquia afirmou que objetos da Segunda Guerra Mundial são protegidos pela Lei dos Monumentos, como parte do patrimônio arqueológico do país.