Pets em pânico: vídeos registram susto de animais com terremoto em Taiwan
Do UOL, em São Paulo*
03/04/2024 13h06
O maior terremoto a atingir Taiwan em 25 anos causou pânico não apenas entre moradores humanos da ilha: vídeos que circulam nas redes sociais mostram a reação assustada de animais domésticos.
O que aconteceu
Um dos registros flagra o momento em que um cachorro sente a chegada dos tremores por volta das 21 horas da noite de terça-feira (no fuso brasileiro). O animal, que estava deitado na poltrona de uma casa, passou a correr em disparada cerca de 15 segundos antes do início do terremoto —o tremor fez três moradores da mesma residência se esconderem embaixo da mesa.
Outro vídeo mostra o susto de três gatos ao sentirem o tremor. Um deles chegou a cair de um móvel e outro a se debater contra uma parede, antes de se esconderem pelos cômodos da casa. Assista:
Mortos e feridos
Pelo menos nove pessoas morreram devido ao terremoto, informou o governo de Taiwan. Segundo o corpo de bombeiros, ao menos três das vítimas foram esmagadas por pedras após um deslizamento de terra no condado de Hualien, epicentro do tremor. As buscas continuam.
Cerca de 130 pessoas estão presas sob escombros, sendo 60 delas em um túnel e outras em edifícios no condado de Hualien. O número de feridos chegou a 946, segundo a agência de notícias local CNA.
Não há brasileiros entre as vítimas, diz a representação do governo na capital, Taipé. "Mantemos contato com a comunidade brasileira por WhatsApp e sabemos que não há registro de nenhum brasileiro ferido ou morto", afirmou Miguel Magalhães, diretor do Escritório Comercial do Brasil em Taipé, à TV Globo. O UOL procurou o Itamaraty para informações sobre brasileiros no país, mas ainda não teve retorno.
O terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado pela agência meteorológica japonesa às 8h58, horário local. A maior intensidade do tremor foi sentida na região da Ilha Yonaguni.
O tremor foi o mais forte a atingir Taiwan desde 1999, segundo Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico de Taiwan. Ele se referia ao terremoto de magnitude 7,9 ocorrido em setembro daquele ano, que deixou 2.400 mortos.
*Com reportagem publicada em 02/04.