Conteúdo publicado há 26 dias

Forte terremoto atinge Taiwan; ao menos 10 pessoas morreram, diz governo

Um terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter atingiu uma região próxima a Taiwan, na noite de ontem (2), no fuso horário do Brasil. Centenas de pessoas estão feridas, segundo autoridades locais.

O que aconteceu

Pelo menos dez pessoas já morreram, informou o governo de Taiwan. Segundo o corpo de bombeiros, ao menos três vítimas morreram esmagadas por pedras após deslizamento de terra no condado de Hualien, epicentro do tremor.

Cerca de mil pessoas ficaram feridas. Além disso, 42 pessoas estão desaparecidas. Entre elas, um canadense e dois australianos.

Buscas continuam. Segundo a Agência de Notícias de Taiwan, 663 pessoas estão presas sob escombros, em túneis e em edifícios em Hualien.

Não há brasileiros entre os escombros ou entre as vítimas. "O escritório continua funcionando, não houve informe até o momento de nenhum brasileiro que tenha procurado assistência consular. Estima-se que 1.700 brasileiros morem no território", informou o Itamaraty ao UOL.

O terremoto de magnitude 7,5 na escala Richter foi registrado pela agência meteorológica japonesa às 8h58, horário local. A região da Ilha Yonaguni foi onde a intensidade do terremoto foi mais sentida. Os arredores do epicentro foram os mais afetados.

Parte de uma estrada em Taiwan desabou. Foram registrados pelo menos nove deslizamentos de terra na rodovia Suhua, ao longo da costa leste de Hualien. As informações são fornecidas pela Agência Central de Notícias de Taiwan. A rodovia não tem data.

A presidente taiwanesa Tsai Ing-wen convocou as Forças Armadas para o apoio nos trabalhos de emergência. Quedas de energia e interrupções na internet foram relatadas em partes de Taiwan. Quase 87 mil pessoas têm acesso à eletricidade e ligação à Internet, segundo a agência noticiosa Reuters. Os serviços foram restaurados.

Terremoto já é histórico no país

O terremoto foi o mais forte a atingir Taiwan desde 1999. A afirmação foi feita por Wu Chien-fu, diretor do Centro Sismológico de Taiwan. Ele se referia ao terremoto de magnitude 7,9 ocorrido em setembro daquele ano, que deixou 2.400 mortos.

Continua após a publicidade

Outros terremotos atingiram a região próxima a Taiwan. Às 21h11, horário de Brasília, a agência japonesa registra um terremoto de magnitude 6,6; às 21h35 outra ocorrência de 6,3; Às 21h46, um alerta menor foi emitido na província de Chiba, e não no Japão, com magnitude de 3,3.

O alerta de tsunami com ondas de três metros foi cancelado. As autoridades de Taiwan e do Japão emitiram alertas de tsunami para as suas regiões costeiras, prevendo ondas de três metros. O aviso foi cancelado cerca de três horas depois, por volta das 11h no horário local. O USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) indicou magnitude de 7,4.

A agência sismológica das Filipinas também emitiu um alerta de tsunami para as áreas costeiras voltadas para o Oceano Pacífico. Os residentes das zonas costeiras de várias províncias foram aconselhados a evacuar imediatamente para regiões mais altas. A recomendação foi feita pela população de 23 províncias costeiras e posteriormente cancelada.

O terremoto também foi sentido na costa da China. A mídia estatal chinesa disse que os tremores foram sentidos em Xangai e na província de Fujian.

Relatos de tremores em Hong Kong. A agência de previsão meteorológica de Hong Kong recebeu mais de uma centena de registros de tremores.

Terremoto de magnitude 7,5
Terremoto de magnitude 7,5 Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

"Evacuem!", indicava um aviso na televisão nacional japonesa NHK. "Fujam um tsunami, por favor evacuem imediatamente", disse um apresentador da emissora. "Não pare, não voltem." A estação informou que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni.

Continua após a publicidade

Com AFP, Reuters e RFI.

Deixe seu comentário

Só para assinantes