Transporta mísseis e torpedos: como é o submarino dos EUA que está em Cuba
Um submarino de propulsão nuclear dos Estados Unidos chegou a Cuba, informou o Pentágono na quinta-feira (13), um dia depois de outro submarino nuclear russo atracar em Havana para uma visita incomum à ilha comunista.
O submarino de ataque rápido 'USS Helena' está na Baía de Guantánamo.
Como é o submarino de ataque rápido USS Helena
O USS Helena (SSN-725) tem esse nome por causa da cidade de Helena, no estado norte-americano de Montana, e foi lançado ao mar em 1986.
O submarino é equipado com tecnologia stealth, que minimiza a detecção por radar, sonar e outros meios de localização no fundo do mar.
USS Helena é descrito como sendo a 'espinha dorsal' da força marítima americana e pertence à classe "Los Angeles".
Pode lançar mísseis de cruzeiro. Todos os submarinos dessa categoria são equipados com uma estrutura de lançamento vertical (VLS, na sigla em inglês), que possibilita o lançamento de mísseis de cruzeiro Tomahawk (de longo alcance).
Movido a energia nuclear, o seu alcance operacional é 'virtualmente ilimitado', ou seja, ele consegue se manter funcionando submerso por longos períodos, segundo o portal Bulgarian Military, focado na área militar.
A força do reator nuclear permite que ele chegue a velocidades submersas de mais de 25 nós [46 km/h], condições em que ele pesa 6.900 toneladas, segundo o portal militar.
A embarcação foi planejada para operar em diferentes frentes de combate, conta com quatro tubos de torpedo (projéteis explosivos) capazes de disparar Mk-48 (explosivos de grande impacto), contra navios e outros submarinos. O submarino tem uma tripulação de 140 marinheiros.
O USS Helena conta com sistemas avançados, desde matrizes de sonar para detecção de objetos subaquáticos até sistemas de navegação sofisticados para posicionamento preciso, segundo o portal de cobertura militar.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.