Tales: Brasil, Colômbia e México são obrigados a conviver com a Venezuela
O Brasil é obrigado a ter um certo nível de convivência com a Venezuela, assim como a Colômbia e o México, opinou o colunista Tales Faria no UOL News, do Canal UOL, nesta sexta-feira (10).
Acho que a essa altura do campeonato, sim [o Lula deveria adotar postura de Gabriel Boric, presidente do Chile], mas com um problema. Nós ainda temos que estar um degrau abaixo lá, porque estamos na fronteira com a Venezuela -- nós e a Colômbia.
Tales Faria, colunista do UOL
O Chile convocou de volta o embaixador Jaime Gazmuri, único diplomata chileno ainda presente na Venezuela. Em agosto, o governo de Maduro já havia expulsado o restante do corpo diplomático. No comunicado, o ministério chileno afirmou que o ditador continuará sendo presidente da Venezuela "como resultado de uma fraude eleitoral perpetrada por seu regime". O presidente do Chile também fez críticas públicas às eleições venezuelanas.
Ao Canal UOL, Tales Faria defendeu uma postura mais crítica por parte de Lula em relação a Nicolás Maduro, mas com ressalvas.
O fato de você estar na fronteira te obriga a ter que manter algum nível de relacionamento, diferentemente do Chile, que está lá na ponta da América do Sul. E do Uruguai também, que está lá embaixo, na ponta da América do Sul.
O Brasil, a Colômbia e até o México, que está mais próximo da Venezuela, são obrigados a ter algum nível de convivência, mas, certamente, eu acho que está na hora de [o Brasil] deixar bem claro que não só não reconhece a eleição do Maduro, como o que está havendo lá é uma ditadura.
Tales Faria, colunista do UOL
Tanto Lula quanto Boric e o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, são de esquerda ou centro-esquerda. Há ainda a presidente do México Claudia Sheinbaum, eleita recentemente, que também pertence à esquerda.
Posse de Maduro e presente do MST
O ditador Nicolás Maduro toma a posse para o seu terceiro mandato nesta sexta, em meio a desconfianças da comunidade internacional em relação ao processo eleitoral. A cerimônia conta com militantes da esquerda brasileira —o presidente Lula e nem ministros comparecerão, e o governo vai enviar a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia de Oliveira.
Movimentos de esquerda —como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)— divergem de Lula e vão à posse de Maduro. Mesmo que o Presidente da República não reconheça as eleições venezuelanas, organizações da base do petista devem estar presentes na cerimônia de posse de Maduro.
Tales: PT se desarticulou no RJ
No UOL News, Tales Faria disse ainda que as atitudes de Washington Quaquá (PT), prefeito de Maricá (RJ) e vice-presidente nacional do partido, revelam como a sigla se desorganizou no Rio de Janeiro.
Quaquá divulgou nas redes sociais uma foto com a esposa e os filhos de Domingos Brazão, apontado pelas investigações como mandante do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, em 2018. Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, disse que acionará a Comissão de Ética dentro do PT contra o prefeito de Maricá.
O que ele está fazendo precisa de uma reação enérgica do partido. Não dá para o Quaquá continuar tendo essas posturas, que não são só polêmicas, mas contrárias ao pensamento humanista, ao governo e à hierarquia do partido que o elegeu. Está tudo errado.
Acredito que o PT precisa ter uma postura muito firme desta vez. Não sei se [haverá] uma expulsão, mas ele acabará saindo porque não há ambiente dentro do PT para o Quaquá.
O PT está com muito problema no Rio de Janeiro. Desde que a direção nacional entrou no estado e obrigou o PT local a desistir de candidatura própria lá, há muito tempo, a sigla se desarticulou no Rio e passou a se entregar a essas figuras muito estranhas, em desacordo com tudo que o partido vinha defendendo na sua história.
Tales Faria, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.