Terremoto de magnitude 7 atinge costa do Peru e é sentido em Lima
Do UOL, em São Paulo*
28/06/2024 07h52Atualizada em 28/06/2024 08h44
Um terremoto de magnitude 7 foi registrado na costa sul do Peru durante a madrugada, segundo o IGP (Instituto Geofísico do Peru).
O que aconteceu
Tremores foram sentidos na capital Lima e em grande parte da costa sul e central. O terremoto ocorreu a uma profundidade de 42 km, perto da costa de Caravelí, por volta da 0h36 (2h36 em Brasília).
Um alerta de tsunami foi emitido pela Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha, mas suspenso horas depois. O diretor do IGP, Hernando Tavera, explicou que o alerta foi uma medida preventiva, já que o epicentro ocorreu no mar.
Imagens mostram moradores saindo de suas casas após os primeiros tremores. No distrito de Yauca, um deslizamento de pedras interditou algumas faixas de uma rodovia.
O epicentro do terremoto foi a 41 km da cidade de Chala, de 10 mil habitantes, e também de Yauca, onde vivem 2.000 pessoas. Em Yauca, o prefeito Juan Aranguren declarou à rádio RPP que "muros de algumas casas caíram" e que a rodovia Pan-Americana sofreu rachaduras.
Não há relato de mortos ou feridos. A Defesa Civil e o governo acionaram seus planos de emergência, realizando o monitoramento correspondente para avaliar os danos e determinar as ações a serem tomadas.
O Peru, com cerca de 33 milhões de habitantes, está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, que se estende ao longo da costa oeste da América e do leste da Ásia. A região sofre a maior atividade sísmica do mundo, com pelo menos cem tremores perceptíveis à população por ano.
*Com informações de AFP