Mais rica da Rússia envolvida em mortes: quem é casal pivô de tiroteio
Do UOL, em São Paulo
24/09/2024 08h55
O conflito entre um casal russo já teve tiroteio, dois mortos e sete feridos. Tatiana e Vladislav Bakaltchuk, marido e mulher, travam há meses um conflito sangrento. Eles vivem um processo de divórcio desde a fusão da empresa que eles criaram, a Wildberries, com um grupo russo.
A briga é tamanha que, na última semana, houve um tiroteio na sede da empresa em Moscou, na Rússia. O marido foi preso e acusado de assassinato.
Quem são Tatiana e Vladislav Bakaltchuk
Tatiana, 48, é proprietária de 99% da empresa, o que a torna a mulher mais rica da Rússia. Ela tem uma fortuna de US$ 7,9 bilhões (R$ reais), segundo a Forbes.
Formada em Ciências, empresária é ex-professora de inglês e vendia roupas do catálogo do grupo alemão Otto. Aos 28 anos, ela tinha acabado de ter o primeiro filho e vivia o período da licença-maternidade quando decidiu entrar na empresa que vendia apenas por meio de catálogos em revista, como faziam a Avon e a Natura no Brasil.
Ela tem sete filhos ao lado do marido Vladislav. Tatiana teve mais outros três filhos durante o período de ascensão dentro da empresa que fundou, o que também ajudou a reforçar o título de self-made woman (mulher independente, autodidata).
Vladislav, 47, era técnico em informática e foi cofundador da Wildberries. Ele ajudou a esposa a criar site de uma loja de roupas. Na época, empresário tinha um pequeno negócio de venda de computadores e fornecimento de acesso à internet.
Em 2004, os dois fundaram a empresa Wildberries, considerada uma gigante russa do comércio eletrônico. Site de comércio eletrônico que, com seus 10 milhões de pedidos diários e 30 milhões de visitantes por dia, tenta fazer frente a seus concorrentes Amazon e Alibaba.
Casal não imaginava que a marca viraria a maior rede varejista de comércio eletrônico da Rússia, conhecida como a "Amazon russa".
Antes da Wildberries, praticamente nenhuma roupa era vendida online na Rússia. Naquela época, os russos ainda não tinham a cultura de comprar à distância e havia muitos problemas logísticos no país.
Divórcio conturbado
Desequilíbrio das ações da empresa causa tensão entre os dois. Vladislav Bakaltchuk disse que se opunha à fusão da Wildberries com a Russ Group — uma ação que o Kremlin aprova, pois consolidaria o poder da Rússia no comércio eletrônico.
Em julho, Vladislav ele disse ao site que iria querer metade da empresa, caso os dois se divorciassem. No final de julho, a esposa entrou com um pedido de divórcio, segundo reportagem do New York Times.
Até o momento, Vladislav detém 1% da empresa. Desde então, ele reivindica a metade desde que sua esposa pediu o divórcio.