Topo

Pai que sumiu com filhos em 2021 teria sido visto com eles na Nova Zelândia

Tom Phillips e os filhos, vistos na mata em Waikato Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

09/10/2024 17h34

Um pai que sequestrou seus três filhos e sumiu na mata de Waikato, na Nova Zelândia, pouco antes do Natal em 2021, teria sido visto com as crianças pela primeira vez desde então na costa oeste do país. A informação é do jornal New Zealand Herald.

O que aconteceu

Tom Phillips fugiu com Ember, atualmente com 8 anos, Maverick, de 9 anos e Jayda, de 11 anos, após uma briga com a mãe das crianças. Este não foi o primeiro desaparecimento do quarteto. Dois meses antes, em setembro de 2021, o pai e os filhos foram dados como desaparecidos depois que sua picape foi encontrada abandonada na praia de Kiritehere, segundo a rede ABC da Austrália, o que iniciou a operação de buscas por terra e mar.

Todos foram encontrados 19 dias depois após a primeira fuga. Na ocasião, Phillips foi à propriedade rural de seus pais na periferia de Marokopa e alegou que tinha levado os filhos em uma viagem para acampar e acabaram estendendo o passeio. A ocorrência foi registrada e ele foi acusado de desperdício de recursos e tempo dos policiais.

Ember, Jayda e Maverick antes do sequestro Imagem: Divulgação/Polícia da Nova Zelândia

Em 12 de janeiro, os quatro foram dados como desaparecidos de novo quando o pai deixou de comparecer ao tribunal para uma audiência com o juiz devido ao primeiro desaparecimento. A essa altura, a família já havia sumido desde 9 de dezembro, mas a polícia acreditava que estariam acampados novamente. Por isso, um mandado para a sua prisão preventiva foi emitido.

A busca pelas crianças

A Justiça voltou a pedir a prisão de Phillips em setembro de 2023 por um suposto assalto à mão armada. Ele teria participado com um parceiro de um roubo a banco em Te Kuiti meses antes, em maio, e teria exigido dinheiro dos funcionários antes de fugir em uma moto rural preta.

Apesar de este ser o primeiro relato de encontros com o homem e os menores, o pai já havia sido pego em uma câmera de segurança em novembro de 2023, quando ele supostamente roubou um quadriciclo de uma propriedade rural e invadiu uma loja em Piopio.

Tom Phillips e um dos filhos desaparecidos em Piopio, pegos por uma câmera de segurança em 2023 Imagem: Divulgação/Polícia da Nova Zelândia

Na ocasião, as imagens mostravam o homem acompanhado de uma das crianças apenas. No entanto, as buscas pelos quatro continuaram.

Em junho de 2024, a polícia da Nova Zelândia chegou a oferecer uma recompensa de NZ$ 80 mil (em dólares neozelandeses ou R$ 271,2 mil) por informações sobre o paradeiro das crianças. Mas nem mesmo o prêmio acabou gerando pistas que levaram ao retorno do trio à mãe e os policiais retiraram a oferta.

As autoridades acreditam que Phillips e as crianças estejam recebendo ajuda de alguém e fizeram um apelo ao público. "Qualquer um que esteja fazendo isso, por favor, pare, faça a coisa certa e conte à polícia o que você sabe", relataram ao jornal britânico The Guardian.

As novas pistas do caso

A família foi vista na quinta (3) em uma área rural de Marokopa, na região de Waikato, próximo a onde vivem os pais de Phillips por volta das 19h. O registro foi captado por celulares de adolescentes que caçavam porcos quando cruzaram com o grupo.

À imprensa, o Detetive Andrew Saunders descreveu o relato como "crível". A polícia acredita que as imagens sejam mesmo de Phillips e das crianças, de quem ele não tem a guarda.

Novas buscas e patrulhas policiais começaram na área na própria quinta e duraram até a manhã seguinte. O grupo não foi visto novamente desde então. "Não podemos entrar em detalhes, mas queremos garantir ao público que temos os recursos instaurados para responder à qualquer informação ou relatos de encontros que apareçam. Nosso foco está no retorno seguro de Jayda, Maverick e Ember à sua família e estamos fazendo todo o possível para que isso aconteça", garantiu Saunders.

A mãe das crianças, Cat, disse ao jornal New Zealand Herald que estava aliviada de saber que estavam vivos. "Estou tão feliz que eles estão todos lá. Estou tão feliz de ver todos os três dos meus bebês. Eles estão todos vivos", comemorou. Ela teria reconhecido cada um dos filhos, que usavam roupas com camuflagem, instantaneamente no vídeo feito pelos adolescentes.

Tom Phillips Imagem: Divulgação/Polícia da Nova Zelândia

A mãe de Tom Phillips, Julia, também se disse feliz de ver seus netos. "Eu adoraria que eles voltassem para casa. Estávamos aliviados de ver as crianças vivas e bem. Achamos que eles estivessem, mas você nunca sabe".

O avô de um dos caçadores de porcos adolescentes, John McOviney, disse ao canal local 1News que os jovens estavam a cerca de 50 metros dos Phillips quando os avistaram. Seu neto de 16 anos ainda teria relatado que eles chegaram mais perto e até falaram com uma das crianças. "Ele disse a eles 'o que vocês estão fazendo aqui? Quem são vocês? Alguma outra pessoa sabe que vocês estão aqui?'. E uma criança disse 'só você' e eles continuaram andando."

Os adolescentes ainda descreveram que o pai tinha uma longa barba e estava armado. E todas as crianças estavam mascaradas, "como se eles fossem entrar na mata por um tempo".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pai que sumiu com filhos em 2021 teria sido visto com eles na Nova Zelândia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional