Topo

EUA enviarão sistema antimísseis a Israel diante de ameaça do Irã

Do UOL*, em São Paulo

13/10/2024 13h45Atualizada em 13/10/2024 16h15

O Pentágono anunciou neste domingo (13) o envio de um sistema de defesa antimísseis para Israel.

O que aconteceu

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que estava enviando o sistema "para defender Israel". Anúncio foi feito após novas ameaças de ataques do Irã contra Israel. O sistema de grande altitude THAAD será operado por militares americanos.

O secretário de Defesa, Lloyd Austin, "autorizou o envio de uma bateria de defesa de grande altitude (THAAD) e de uma equipe de militares americanos em Israel". Segundo o comunicado, eles "ajudarão a reforçar as defesas aéreas de Israel após os ataques sem precedentes do Irã" em 13 de abril e 1º de outubro, declarou em um comunicado o porta-voz do Pentágono, o general Pat Ryder.

Irã diz estar 'totalmente preparado' para guerra. O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, ao mesmo tempo reiterou, em comunicado neste domingo (13), que o Irã quer "paz".

"Estamos totalmente preparados para uma situação de guerra. Não temos medo da guerra, mas não a queremos, queremos a paz e trabalharemos por uma paz justa em Gaza e no Líbano", declarou durante uma visita a Bagdá, capital do Iraque.

Estilingue de Davi, Seta: como funcionam os sistemas de defesa de Israel

Foguetes disparados do sul do Líbano são interceptados por domo de ferro de Israel Imagem: Jalaa MAREY / AFP

Para enfrentar essa ameaça, Israel já possui uma série de sistemas de defesa aérea. Entre eles estão o Domo de Ferro, o Estilingue de Davi e o Seta.

Esses sistemas foram fundamentais para interceptar a maioria dos projéteis disparados contra o país desde outubro de 2023. Dessa forma, é possível minimizar danos e proteger áreas densamente povoadas, segundo informam os jornais India Today e Times of Israel.

O Domo de Ferro é um sistema de defesa aéreo desenvolvido por Israel para interceptar foguetes e mísseis de curto alcance. O sistema opera utilizando radares que detectam o lançamento de projéteis inimigos e calculam suas trajetórias. Se o projétil for direcionado para uma área habitada, o sistema dispara um míssil interceptor, que destrói o projétil no ar.

O sistema de mísseis Seta (Arrow) é projetado para interceptar mísseis balísticos de longo alcance. Ele possui duas versões principais: Seta 2 (Arrow-2) e Seta 3 (Arrow-3), que trabalham em conjunto para garantir a proteção contra ameaças aéreas a distâncias variadas.

O Estilingue de Davi (David's Sling) é um sistema de defesa de mísseis desenvolvido para interceptar projéteis de médio e longo alcance, como mísseis balísticos táticos e de cruzeiro. Ele funciona utilizando a tecnologia "hit-to-kill", o que significa que o sistema lança mísseis interceptores que atingem diretamente a ameaça, destruindo-a pelo impacto físico, em vez de usar uma explosão para neutralizá-la. Ele oferece proteção contra ameaças que têm alcance entre 40 km e 300 km.

* Com informações da AFP

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EUA enviarão sistema antimísseis a Israel diante de ameaça do Irã - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Internacional