Topo

Donald Trump e Kamala Harris aparecem empatados em nova pesquisa do NYT

10.set.2024 - O ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris durante debate na ABC News Imagem: Saul Loeb/AFP

Do UOL, São Paulo

25/10/2024 10h13

A vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump, candidatos à presidência dos EUA, estão empatados numericamente, mostrou nesta sexta-feira (25) uma pesquisa do jornal The New York Times com o Siena College.

O que aconteceu

Cada um deles aparece com 48% das intenções de voto. O empate numérico ocorre a menos de duas semanas das eleições, revelando que o provável eleitorado está dividido sobre em que votar caso a votação fosse realizada hoje.

A pesquisa Times/Siena foi feita de 20 a 23 de outubro. Os entrevistadores falaram com 2.516 prováveis eleitores em todo país por telefone ou ao vivo em espanhol e inglês. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Quando outros candidatos foram incluídos, Kamala perdeu 2 pontos percentuais dos supostos votos. Nesse cenário, 46% contaram que votariam na democrata, enquanto 47% disseram que escolheriam o republicano.

Na última pesquisa feita pelo NYT, no início de outubro, a vice aparecia com uma ligeira vantagem. Na época, ela contava com 49% contra 46% de Trump. Segundo o jornal, a mudança está dentro da margem de erro, mas sugere que a disputa está ainda mais acirrada.

Na economia, principal questão para os eleitores, Kamala diminuiu a diferença com o ex-presidente. Trump tinha uma vantagem de 13 pontos sobre ela quando se era perguntado qual candidato poderia administrar melhor a economia. Agora, são seis pontos de diferença.

Segundo o relatório, a democrata ainda tem espaço para crescer. Cerca de 15% se descreveram como não totalmente decididos. Nesse grupo, a vice-presidente lidera com 42% contra 32%.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Donald Trump e Kamala Harris aparecem empatados em nova pesquisa do NYT - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições americanas