Topo

Urnas eleitorais e votos são queimados nos EUA; FBI investiga

Urna incendiada em Vancouver, Washington, nos EUA Imagem: Reprodução/YouTube/KGW News

Do UOL, em São Paulo

28/10/2024 16h52Atualizada em 04/11/2024 08h41

Duas urnas eleitorais com votos foram incendiadas em Portland, no Oregon, e em Vancouver, em Washington, nos Estados Unidos.

O que aconteceu

Incêndios ocorreram na madrugada de hoje (28). Ambos incêndios se iniciaram entre as 3h30min e 4h da manhã, no horário local. As urnas estavam em cidades diferentes, situadas a 12,5 km de distância uma da outra.

Votos que foram queimados serão reestabelecidos, dizem autoridades. O governo do condado de Multnomah, onde fica Portland, afirmou que "o supressor de fogo dentro da urna protegeu praticamente todas as cédulas", e que apenas três foram danificadas. Já em Vancouver, centenas de cédulas foram queimadas, mas a polícia informou que vai encontrar os eleitores prejudicados a tempo de votarem novamente e participarem das eleições.

FBI está investigando. As autoridades disseram somente que foi usado um "dispositivo incendiário" para queimar as urnas, mas não foi informado qual. Ainda não se sabe se os incidentes tem relação, e por enquanto não há suspeitos.

Urnas incendiadas fazem parte de sistema eleitoral alternativo. Oito estados e o distrito de Columbia permitem que seus eleitores votem por correio, em vez de irem a um local de votação. O eleitor recebe a cédula em sua casa, a preenche e então a manda ao sistema eleitoral, através dos correios, centros de coleta de cédulas ou por urnas que ficam espalhadas pelas cidades, como as que foram incendiadas.

Levamos a segurança de nossos funcionários eleitorais a sério e não toleraremos ameaças ou atos de violência que busquem minar o processo democrático. Eu denuncio veementemente quaisquer atos de terror que visem interromper eleições legais e justas no estado de Washington. Apesar deste incidente, tenho total confiança na capacidade do nosso funcionário eleitoral do condado de manter as eleições de Washington seguras e protegidas para todos os eleitores.
Steve Hobbs, Secretário de Estado de Washington

Temos vários sistemas e medidas de segurança em vigor para garantir que sua cédula esteja segura. A equipe de Eleições está trabalhando duro para garantir que cada voto conte.
Tim Scott, diretor do setor eleitoral do condado de Multnomah

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Urnas eleitorais e votos são queimados nos EUA; FBI investiga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições americanas