Maioria dos eleitores acredita que Trump não aceitará perder, diz pesquisa

A maioria dos eleitores norte-americanos temem que Donald Trump não aceite a derrota caso Kamala Harris saia vitoriosa nas eleições deste ano, mostra pesquisa encomendada pela Associated Press e divulgada nesta segunda-feira (28), pouco mais de uma semana antes das eleições no país, que acontecem dia 05 de novembro.

O que diz a pesquisa

Maioria das pessoas acredita que Trump não vai reconhecer a derrota se perder. Segundo a pesquisa, mais de dois terços dos eleitores acham que ele vai repetir o que fez em janeiro de 2021, quando alegou falsamente que as eleições foram fraudadas. O número é maior entre os eleitores democratas (90% deles acham que Trump não vai aceitar perder) e menor entre os republicanos (33% acreditam que o representante do partido não vai reconhecer a vitória de Harris).

Por outro lado, 80% dos eleitores acreditam que Kamala vai reconhecer a vitória de Trump caso perca. Segundo a AP, o número de republicanos e democratas que acreditam nisso ficou equilibrado na pesquisa.

Quatro a cada 10 eleitores temem que eleição seja anulada. Número soma os eleitores que se dizem "muito" e "extremamente" preocupados com a tentativa de mudar o resultado das urnas.

Possibilidade de que o pleito seja cancelado por meios judiciais também preocupa. Segundo a pesquisa, um em cada três eleitores temem que autoridades eleitorais estaduais ou das cidades impeçam a finalização do resultado das eleições no país.

Cerca de um terço dos eleitores disseram que não estão preocupados. A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 14 de outubro com 1.072 pessoas e tem margem de erro de 4,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.