Trump anda em caminhão de lixo após Biden falar de apoiadores: 'Homenagem'
Do UOL, em São Paulo
30/10/2024 23h10Atualizada em 30/10/2024 23h33
O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, andou no banco do passageiro em um caminhão de lixo durante um evento de campanha nesta quarta-feira (30). Ele disse que a ação era uma "homenagem" a adversária Kamala Harris e ao presidente Joe Biden.
O que aconteceu
A ironia de Trum vem em resposta a Biden, que chamou os apoiadores do republicano de "lixos". O democrata rebateu, durante uma conferência, uma fala considerada racista do comediante Tony Hinchcliffe, em um comício de Trump em Nova York.
O humorista disse que Porto Rico é como uma "ilha flutuante de lixo". Biden retrucou, e agora tenta minimizar os impactos da fala.
O único lixo que vejo flutuando por aí são seus apoiadores. Sua demonização dos latinos é inconcebível e antiamericana, acrescentou. Joe Biden, presidente dos EUA
"O que você achou do meu caminhão de lixo?", rebateu Trump, ao chegar no estado do Wisconsin para um comício noturno. Usando um colete refletivo laranja e amarelo sobre sua camisa social branca e gravata vermelha, complementou: "Isto é em homenagem a Kamala e Joe Biden".
O republicano subiu no veículo e conversou rapidamente com jornalistas. Ele tentou de novo se afastar da declaração considerada racista, mas não criticou o comediante e também negou que precisasse pedir desculpas aos porto-riquenhos. Segundo a Associated Press, um porta-voz de Trump informou que a fala não reflete suas opiniões.
Não sei nada sobre o comediante. Não sei quem ele é. Nunca o vi. Ouvi dizer que ele fez uma declaração, mas foi uma declaração que ele fez. Ele é um comediante, o que posso dizer a vocês? Não sei nada sobre ele. Donald Trump, candidato republicano à Presidencia dos EUA
"Eu amo Porto Rico e Porto Rico me ama", disse Trump dentro da cabine do caminhão de lixo. Após a breve aparição, ele finalizou dizendo: "Espero que tenham gostado deste caminhão de lixo. Muito obrigado".
Pouco tempo depois, no comício, Trump ainda usava o colete laranja. Ele disse para o público que tiraria o colete, mas que mudou de ideia quando comentaram que a peça fazia ele parecer "mais magro".
Após a polêmica, o governador de Porto Rico falou que "lixo é o que saiu da boca" do humorista.
Republicanos aproveitam deslize de Biden
Tentando contornar a crise, a Casa Branca declarou que Biden se referiu "à retórica odiosa sobre Porto Rico lançada por um apoiador de Trump". Mas o estrago já estava feito, e os republicanos não perderam a oportunidade de atacar o presidente e sua candidata, Kamala Harris.
Joe Biden e Kamala Harris odeiam os Estados Unidos. Kamala deve responder por esse ataque vergonhoso contra dezenas de milhões de americanos. Karoline Leavitt, porta-voz de Trump
"Terrível dizer uma coisa assim", insistiu Trump em um ato de campanha na Pensilvânia. O senador republicano Marco Rubio exigiu no mesmo evento um pedido de desculpas de Joe Biden. "Não somos lixo. Somos patriotas que amam os Estados Unidos", disse.
Kamala se viu obrigada a apagar o incêndio nesta quarta-feira. "Estou totalmente em desacordo com qualquer crítica às pessoas com base em quem votam", disse após um evento emblemático que contou com a presença de uma multidão em Washington.
O mais recente deslize pode prejudicar Kamala Harris na votação da próxima terça-feira? "É possível. (As eleições) estão tão próximas que qualquer coisa pode contar", disse à AFP John Hansen, professor de ciência política na Universidade de Chicago.
(Com AFP)