Topo

Pesquisas para eleições dos EUA: quem está na frente entre Trump e Kamala?

Pesquisas nos EUA mostram cenário apertado Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

31/10/2024 19h31

As pesquisas eleitorais mostram um cenário indefinido para a eleição presidencial dos Estados Unidos, marcada para 5 de novembro, com Donald Trump e Kamala Harris.

Pesquisas medem voto popular

As pesquisas refletem a preferência do voto popular, mas nos EUA a eleição é decidida pelo Colégio Eleitoral. Por isso alguns dos levantamentos focam em estados considerados como decisivos para dar a vitória a um dos candidatos.

Cada estado tem um número de delegados proporcional à população, variando de três a 54. O candidato que conquista a maioria dos votos em um estado ganha todos os delegados daquele estado, e a vitória é garantida para quem alcançar 270 dos 538 delegados.

Segundo o agregador geral de pesquisas do New York Times, Harris tem 49% contra 48% de Trump. A disputa apertada tem variado a cada dia, à medida que novas pesquisas são divulgadas.

Os institutos de pesquisa americanos fazem pesquisas estaduais, assim como nacionais. As respostas são dadas por "prováveis eleitores", já que o voto não é obrigatório no país.

UMass Lowell/YouGov

Em Michigan, o levantamento, feito com 600 eleitores prováveis, indica Harris com 49% das intenções de voto, enquanto Trump tem 45%. A pesquisa foi realizada entre 16 e 24 de outubro e apresenta uma margem de erro de 4,49 pontos percentuais.

Apesar da liderança, 66% dos entrevistados acreditam que o país está no rumo errado - um dado preocupante para a vice-presidente.

Na Carolina do Norte, Trump está a frente de Kamala, por exemplo, conforme revela a pesquisa UMass Lowell/YouGov. A pesquisa com 650 "prováveis eleitores" mostrou Trump com 47% e Harris com 45% - a margem de erro é de 4,2%

Na Pensilvânia, a pesquisa, realizada entre 16 e 23 de outubro com 800 eleitores prováveis, aponta Harris à frente de Trump por 48% a 47%. A vantagem está dentro da margem de erro da pesquisa (3,73 pontos percentuais). Os entrevistados preferiram Trump em relação a quem lidaria melhor com a economia (50% a 44%) e também na condução da guerra entre Israel e Hamas (47% a 39%).

Em New Hampshire, a pesquisa com 600 eleitores prováveis mostrou Harris à frente por 50% a 43%, com margem de erro de 4,38 pontos percentuais. O levantamento foi realizado de 16 a 23 de outubro. Diferente de outras pesquisas, a maioria dos entrevistados, 47%, demonstrou leve preferência por Harris na condução da economia. No entanto, mais respondentes ainda deram vantagem a Trump na gestão do conflito no Oriente Médio (44%) e na questão da imigração (44%).

YouGov/The Economist

Kamala aparece com 49,2% das intenções de voto nacionalmente contra 47,7% de Trump. O ex-presidente lidera entre homens, pessoas brancas e idosos, enquanto Kamala recebe apoio mais forte de outros grupos. A pesquisa foi realizada de 16 a 23 de outubro, com margem de erro de 4,2 pontos percentuais.

The New York Times/Siena College

Kamala lidera com 49%, enquanto 48% optariam por Trump. Esta pesquisa nacional possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Ipsos/Reuters

Kamala lidera Trump por um ponto percentual, com 44% das intenções de voto contra 43%. Apesar de estar tecnicamente empatada com o republicano, a vantagem da democrata, que era de dois pontos na semana anterior, tem diminuído desde o final de setembro.

A pesquisa entrevistou 1.150 americanos, incluindo 975 eleitores registrados, com margem de erro de três pontos percentuais.

Morning Consult

Nesta pesquisa, que abrangeu um número maior de eleitores, Kamala aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Trump tem 46%, a menor vantagem da candidata desde o início de sua campanha.

A rejeição de Trump caiu, e sua popularidade aumentou, enquanto seu vice, JD Vance, obteve uma melhora na imagem, com apenas um ponto negativo. Realizada entre 18 e 20 de outubro com 8.570 entrevistados, a margem de erro é de um ponto percentual.

GBAO/The Wall Street Journal

Trump está à frente com 47% das intenções de voto, comparado a 45% de Kamala. A pesquisa também revelou que 52% dos entrevistados aprovam o mandato de Trump como presidente entre 2017 e 2020, enquanto 54% desaprovam o trabalho atual de Kamala como vice-presidente. A pesquisa contou com 750 participantes e tem margem de erro de 3,6 pontos.

Big Village

Kamala lidera Trump por 6,6 pontos percentuais, com 51,6% contra 45% das intenções de voto. A pesquisa apontou que 20% dos eleitores apoiam Kamala para evitar o retorno de Trump. Foram entrevistados 1.739 eleitores, e a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Activote

Os candidatos estão praticamente empatados, com Kamala alcançando 50,1% e Trump 49,9%. Trump é o preferido nas áreas rurais, enquanto Kamala lidera nas cidades. Esta pesquisa entrevistou mil eleitores entre 19 e 24 de outubro e tem margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pesquisas para eleições dos EUA: quem está na frente entre Trump e Kamala? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições americanas