Eleição nos EUA: por que os republicanos usam vermelho, se são de direita?
Ao contrário do restante do mundo, nos Estados Unidos o partido Republicano, de caráter mais conservador, usa o vermelho, enquanto o partido Democrata, de caráter mais liberal, usa o azul. Entenda o motivo e a história por trás das cores dos partidos.
Mudança de cores é recente
Historicamente, o partido Republicano usou mais azul do que vermelho. Durante a Guerra Civil Americana, os soldados da União, liderados pelo republicano Abraham Lincoln, usavam uniformes azuis-escuros, enquanto os confederados vestiam cinza.
Mais tarde, os logotipos e propagandas políticas do partido usaram o azul como identidade visual. Um dos atlas eleitorais mais antigos dos Estados Unidos, datado de 1883, usava azul para marcar os estados onde Republicanos venceram e vermelho para estados onde os Democratas tiveram maioria de votos.
Ainda assim, nenhum dos partidos tinha uma cor oficial, como têm atualmente.
TV mudou cores de partidos
Na eleição de 1976, disputada pelo republicano Gerald Ford e pelo democrata Jimmy Carter, a rede de televisão NBC construiu um mapa dos Estados Unidos de plástico, com lâmpadas brancas, azuis e vermelhas atrás de cada estado. Se um democrata vencesse no estado, as lâmpadas vermelhas eram ligadas; se um republicano ganhasse, as lâmpadas azuis acendiam — o contrário do que temos hoje.
Os testes não foram bem. Em outubro, a um mês da eleição, engenheiros haviam acabado de montar a estrutura, mas ao ligar as lâmpadas, todo o plástico derreteu. "Tivemos então que instalar um ar condicionado interno gigante e ventiladores para colocar atrás da coisa para resfriá-la", contou Roy Wetzel, então gerente da NBC, à revista Smithsonian.
O projeto acabou funcionando e, naquela eleição, os Estados Unidos foram pintados em maioria de azul, com a vitória de Carter.
As outras emissoras americanas gostaram do modelo, e passaram a replicá-lo. Entretanto, cada uma usou a cor que mais achou adequada para representar os partidos Republicano e Democrata. Em 1984, por exemplo, o âncora da ABC David Brinkley disse que a emissora escolheu usar o vermelho para colorir os estados vencidos por Republicanos pela cor ter a mesma inicial que o candidato e o partido, em inglês. "Red, R, Reagan", explicou durante a transmissão. Naquela eleição, a CBS usou o mesmo esquema de cores.
Daquela eleição para frente, as emissoras passaram aos poucos a conectar o vermelho aos republicanos e o azul aos democratas. A CNN adotou as cores em 1992 e a NBC em 1996, embora tivesse usado um tom mais rosa que vermelho para o candidato republicano, Bob Dole.
Nunca ficou claro o motivo da mudança de cores, ou se houve uma coordenação entre os donos das emissoras. Em 2016, o ex-vice-presidente da NBC News, William Wheatley, disse ao site Vox que imitou seus competidores para "não confundir o espectador".
Transmissão de 2000 sacramentou cores
A disputa entre o republicano George W. Bush e o democrata Al Gore foi uma das mais apertadas da história dos Estados Unidos, mas também uma das mais polêmicas. No dia da eleição, o resultado mostrou que Bush venceu na Flórida por uma margem tão baixa que a lei estadual exigia uma recontagem dos votos, mais tarde revogada pela Suprema Corte.
Segundo a CNN, os mapas baseados em cores eram mais importantes do que nunca para relatar o funcionamento das contagens. E o restante dos veículos abraçou o sistema introduzido pela NBC. O jornal The New York Times e a revista Time, duas das publicações mais influentes dos Estados Unidos, publicaram seus mapas listando republicanos como vermelhos e democratas como azuis. Desde a disputa, todos os maiores veículos de mídia do mundo reproduzem o modelo com as mesmas cores.
Nesta eleição a mídia teria usado pela primeira vez a expressão "estado vermelho" para se referir a um estado com maioria de eleitores republicanos. Os estados-chave, aqueles em que não há maioria absoluta de democratas ou republicanos, são chamados hoje também de "estados roxos", pela cor ser formada pela fusão de azul e vermelho.
Atualmente, americanos usam vermelho e azul como símbolo de posição ideológica. No país, "votar azul" ou "votar vermelho" se tornaram expressões para designar votos em democratas e republicanos, respectivamente.