Como Kamala Harris não ter filhos biológicos virou munição para Trump
Colaboração para o UOL
04/11/2024 05h30
A vice-presidente Kamala Harris não tem filhos biológicos e este detalhe de sua biografia se tornou um importante tema de debate durante a campanha.
Por que Kamala não tem filhos?
Hoje com 60 anos, Kamala conheceu o marido, Doug Emhoff, com 49. Pouco se conhece da vida particular da candidata, que não costuma discutir decisões pessoais em público, mas ela teve apenas dois relacionamentos públicos antes de Emhoff. Nos anos 90, ela namorou o então parlamentar da Califórnia Willie Brown e, em 2001, teve um envolvimento curto com o apresentador Montel Williams. É possível que ela tenha optado por não ter filhos, não tenha tido um relacionamento sólido em que quisesse ser mãe com parceiros anteriores ou até que tenha passado por questões de fertilidade.
Casada há 10 anos com Emhoff, ela é madrasta de dois jovens. Kamala assumiu um papel maternal com os filhos do primeiro casamento do marido, Cole e Ella, desde que eles eram adolescentes. Em seu primeiro discurso de campanha em 2020, ao lado de Joe Biden, ela revelou que os enteados têm um apelido para ela: "Momala", uma mistura de seu nome com "mom" ou "mãe" em inglês. "Tive muitos títulos na minha carreira e certamente 'vice-presidente' será ótimo. Mas 'Momala' será sempre o único com maior significado", declarou.
A candidata diz ter um bom relacionamento com os enteados. Em 2019, ainda como senadora, escreveu um relato em primeira pessoa para a revista Elle americana em que contava a ansiedade de conhecer Cole e Ella e como é a rotina da casa deles aos domingos, em que ela cozinha e o restante da família a auxilia. "Temos a nossa família de sangue e temos a nossa família do amor. Eu tenho os dois e considero ser uma benção real. Tenho dois filhos lindos, Cole e Ella. [...] Temos uma família muito moderna. A ex-mulher do meu marido é minha amiga", declarou ao podcast Call Her Daddy no último mês.
As críticas republicanas
As relações familiares costumam ser dissecadas durante a campanha presidencial nos EUA. Esta tradição remonta aos primórdios da república e da cultura do país, em que os patriarcas da independência são chamados de "Founding Fathers", os "pais fundadores" do país. Paradoxalmente, George Washington, o primeiro presidente, nunca teve filhos.
Além disso, a questão familiar está relacionada a temas de campanha. Kamala se posiciona a favor do direito federal da mulher de escolher se quer abortar ou não, enquanto Trump defende que os estados devam resolver a questão segundo a vontade da população local. Com forte apoio do sul religioso, sua agenda também não toca em expansão do acesso a contraceptivos, defendidos pelos democratas.
O fato de não ter filhos biológicos já foi usado contra Kamala Harris. O candidato a vice de Trump, J.D. Vance, afirmou no X (ex-Twitter) em 2021, além de outras entrevistas, que o futuro do país não deveria estar na mão de "senhoras sem filhos cheias de gatos" e que pessoas sem filhos são "sociopáticas". "É apenas um fato básico, você olha para Kamala Harris, Pette Buttigieg, AOC (Alexandria Ocasio-Cortez) — o futuro todo dos democratas é controlado por pessoas sem filhos. E como pode fazer algum sentido que entregamos nosso país para pessoas que não têm uma participação direta [no futuro] dele?". O posicionamento viralizou e voltou a ser defendido por Vance.
Além de ter sido chamada de sociopata, Kamala foi acusada de não ser humilde por não ter filhos. Ex-porta voz de Trump na Casa Branca e atual governadora do Arkansas, Sarah Huckabee Sanders, afirmou durante uma parada da campanha em Michigan, quando introduzia a fala de Trump, que "seus filhos a mantinham humilde". "Infelizmente, Kamala Harris não tem nada para mantê-la humilde", argumentou.
Líderes do movimento MAGA (Make America Great Again) também já se posicionaram contra a família de Kamala. Apoiadores de Trump usaram as redes sociais durante a campanha para criticar Ella Emhoff, enteada da candidata, dizendo que ela não seria apta para ser parte da primeira família do país porque sua aparência seria "nojenta" devido a tatuagens.
A resposta democrata
Kamala disse que a governadora do Arkansas "não entende que muitas mulheres não estão, em primeiro lugar, aspirando ser humildes". Ainda ao podcast Call Her Daddy, ela respondeu às críticas sobre como não ter tido filhos biológicos impactou sua carreira política. "Há muitas mulheres aqui que têm muito amor em suas vidas, famílias em suas vidas e filhos em suas vidas e acho que é muito importante que mulheres exaltem umas às outras. Eles são meus filhos. E eu amo aquelas crianças até a morte. Família surge de muitas formas", alfinetou.
A ex-mulher do marido de Kamala também saiu em sua defesa. No Twitter, a produtora Kerstin Emhoff escreveu que "Kamala Harris passou sua carreira inteira trabalhando pelo povo e todas [as formas de] famílias".
Apoiadores de Kamala ainda recuperaram revelações sobre a dinâmica familiar de Trump. Em 2023, a Newsweek publicou revelações feitas pelo ex-chefe de equipe do Departamento de Segurança Nacional durante a gestão Trump, Miles Taylor, em seu livro. Segundo ele, membros do governo testemunharam durante reuniões oficiais na Casa Branca como o ex-presidente descrevia os seios, a bunda e como seria fazer sexo com sua própria filha, Ivanka Trump.