Topo

Trump pede que eleitor enfrente fila; Kamala diz que 'seu voto é sua voz'

Do UOL, em São Paulo

05/11/2024 12h56Atualizada em 05/11/2024 13h49

O republicano Donald Trump pediu que pediu que os seus eleitores não deixem de votar por causa das longas filas. A democrata Kamala Harris também incentivou o voto. Nesta terça-feira (5), americanos vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos.

O que aconteceu

"Esse será o dia mais importante da história americana", escreveu Trump na rede social X. "As pessoas querem tornar a América grande novamente. Isso significa que as filas vão ser longas", alertou o republicano.

Trump pediu para eleitores não desanimarem com as longas filas. "Preciso que você entregue seu voto, não importa quanto tempo leve. Fique na fila", afirmou o candidato republicano à Casa Branca.

Sem provas, o republicano disse que os democratas "querem que os eleitores vão para casa". "Os democratas comunistas radicais querem que você faça as malas e vá para casa. Juntos, teremos uma tremenda vitória", salientou o ex-presidente, que acompanhará a apuração de sua residência na Flórida.

A democrata Kamala Harris também incentivou eleitores a irem às urnas. "Seu voto é sua voz", escreveu a candidata no X.

Bata em portas. Ligue para eleitores. Entre em contato com amigos e familiares. Juntos, escreveremos o próximo capítulo da maior história já contada
Kamala Harris

Kamala votou por correio e Trump deve votar pessoalmente na Flórida. A democrata irá acompanhar a eleição em seu gabinete, em Washington DC, enquanto o republicano depositará o voto em West Palm Beach.

Votação antecipada para presidente começou em 17 de outubro. As urnas foram abertas inicialmente na Carolina do Norte, apenas algumas semanas após o furacão Helene devastar o oeste do Estado. Esse método de votação antecipada existe para facilitar o acesso ao voto e aumentar a taxa de participação. A maioria dos estados adota, mas cada um tem suas regras e prazos.

Kamala e Trump disputam cada voto, e pesquisas mostram empate. Os candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro em todos os estados considerados decisivos, os chamados estados-pêndulos.

Empate nos EUA em primeira urna apurada. A cidade de Dixville Notch revelou empate - com três votos para o ex-presidente Donald Trump e três para a vice-presidente Kamala Harris.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump pede que eleitor enfrente fila; Kamala diz que 'seu voto é sua voz' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Eleições americanas