Trump pede que eleitor enfrente fila; Kamala diz que 'seu voto é sua voz'
O republicano Donald Trump pediu que os seus eleitores não deixem de votar por causa das longas filas. A democrata Kamala Harris também incentivou o voto. Nesta terça-feira (5), americanos vão às urnas para decidir quem será o próximo presidente dos Estados Unidos.
O que aconteceu
"Esse será o dia mais importante da história americana", escreveu Trump na rede social X. "As pessoas querem tornar a América grande novamente. Isso significa que as filas vão ser longas", alertou o republicano.
Trump pediu para eleitores não desanimarem com as longas filas. "Preciso que você entregue seu voto, não importa quanto tempo leve. Fique na fila", afirmou o candidato republicano à Casa Branca.
Sem provas, o republicano disse que os democratas "querem que os eleitores vão para casa". "Os democratas comunistas radicais querem que você faça as malas e vá para casa. Juntos, teremos uma tremenda vitória", salientou o ex-presidente, que acompanhará a apuração de sua residência na Flórida.
A democrata Kamala Harris também incentivou eleitores a irem às urnas. "Seu voto é sua voz", escreveu a candidata no X.
Bata em portas. Ligue para eleitores. Entre em contato com amigos e familiares. Juntos, escreveremos o próximo capítulo da maior história já contada
Kamala Harris
Trump votou na Flórida; Kamala depositou voto por correio
Kamala votou por correio. A democrata irá acompanhar a eleição em seu gabinete, em Washington DC. "Acabei de preencher minha cédula de votação pelo correio", declarou Kamala a jornalistas no estado-chave de Michigan, no domingo (3).
Donald Trump votou nesta terça-feira em um centro recreativo em West Palm Beach, na Flórida. Ele chegou ao local acompanhado da esposa, Melania Trump.
O candidato afirmou que está confiante na vitória. "Parece que os conservadores estão votando com muita força, muita intensidade. Eu estou bastante confiante, estamos muito a frente na contagem e os republicanos estão indo às urnas em massa. Vamos ver o resultado final", disse à imprensa após votar.
O ex-presidente dos EUA afirmou que o resultado final da eleição não deve sair hoje. "Estou vendo que em alguns estados temos uma grande vantagem, mas ainda não teremos um resultado final hoje".
Trump afirmou que seus apoiadores "não são pessoas violentas". "Não preciso dizer a eles que não haverá violência. É claro que não haverá violência", disse ele aos repórteres na Flórida.
Há dúvidas se Donald Trump aceitará caso saia derrotado. O candidato republicano jamais admitiu que perdeu de forma justa para Joe Biden em 2020 e manteve o discurso na campanha deste ano.
Votação antecipada começou 17 de outubro
Votação antecipada para presidente começou em 17 de outubro. As urnas foram abertas inicialmente na Carolina do Norte, apenas algumas semanas após o furacão Helene devastar o oeste do Estado. Esse método de votação antecipada existe para facilitar o acesso ao voto e aumentar a taxa de participação. A maioria dos estados adota, mas cada um tem suas regras e prazos.
Kamala e Trump disputam cada voto, e pesquisas mostram empate. Os candidatos aparecem empatados dentro da margem de erro em todos os estados considerados decisivos, os chamados estados-pêndulos.
Empate nos EUA em primeira urna apurada. A cidade de Dixville Notch revelou empate - com três votos para o ex-presidente Donald Trump e três para a vice-presidente Kamala Harris.