Só democrata ou republicano? EUA já tiveram presidente de outro partido
Eleições no Brasil têm sempre uma grande gama de candidatos. Nos Estados Unidos, não. Ouvimos falar apenas de dois: um do Partido Democrata e outro do Republicano. Mas o país já teve um presidente de outro partido.
O que aconteceu
Último candidato vencedor que não foi nem democrata nem republicano foi eleito em 1848. Naquela época existia o Partido Whig, que elegeu Zachary Taylor como presidente dos EUA. Ele morreu dois anos depois e seu vice, que era do mesmo partido, assumiu o país.
A hegemonia Democrata x Republicano acontece há cerca de 170 anos. Mesmo existindo outros partidos — além de Kamala Harris e Donald Trump, mais três candidatos estão concorrendo às eleições em 2024 —, eles não têm força para concorrer de igual para igual. Americanos têm o costume de apoiar apenas candidatos que têm potencial para vencer. Eles não "desperdiçam votos" com aqueles que visivelmente não chegarão à Casa Branca.
Em 1968, um terceiro partido abalou as estruturas do país. O segregacionista George Wallace, do Partido Independente Americano, que era da extrema-direita, ganhou em cinco estados. Naquelas eleições, o republicano Richard Nixon assumiu a presidência.
Em 1992, um candidato que não era dos partidos hegemônicos também deu as caras. O candidato Ross Perot, que tinha uma candidatura independente, recebeu 18,9% dos votos — uma quantidade bastante significativa para o país. Naquele ano, Bill Clinton foi eleito com 43% dos votos. George Bush pai ficou em segundo lugar, com 37,4%.
Muito mais que dois partidos
Estados Unidos têm mais partidos políticos que o Brasil. Pois é, apesar de democratas e republicanos dominarem as eleições, o país tem cerca de 70 partidos —no Brasil há 29 partidos registrados no TSE.
Os partidos são os mais diversos. Tem um que se chama O Aluguel Está Muito Caro, outro Partido da Liberdade Cristã e até Partido Transumanista. Existe inclusive um "Partido Nazista Americano", mas eles nunca indicaram candidatos.
Diversos partidos pregam o socialismo. Na nação mais capitalista do mundo, há partidos como Igualdade Socialista, Ação Socialista e Alternativa Socialista. Este último já indicou candidato e venceu em uma eleição: conseguiram colocar no poder uma vereadora em Seattle, em 2019.
Existe até um Partido Comunista nos EUA. Em 1980, ele lançou a primeira mulher negra para a vice-presidência do país: Angela Davis.
Deixe seu comentário