Após derrota, festa de Kamala fica esvaziada e com eleitores desolados
A vice-presidente Kamala Harris, que planejava passar a noite de apuração da eleição na Universidade Howard, em Washigton D.C, optou por não comparecer ao evento da terça-feira (5).
O que aconteceu
Após o anúncio, a multidão que se concentrava no local passou a se dispersar gradualmente. A atmosfera de comemoração dos apoiadores no início também foi se perdendo depois que Donald Trump venceu em dois estados decisivos.
Ainda quando a apuração não estava definida, eleitores faziam danças e cantavam por Kamala. A festa também contava com muitos estudantes da própria Universidade, mas o clima foi se alterando ao longo da noite.
Os poucos que ficaram até o final da apuração demonstravam a decepção com os resultados. "As pessoas estão ficando cada vez mais ansiosas, mas ainda há um caminho. Ainda estou me segurando nisso, mas esta não é a noite que queríamos'', disse Lindy Li, arrecadadora de fundos democrata à BBC.
A ausência de Harris em sua própria festa de campanha lembrou a eleição de 2016. Na ocasião, a então candidata democrata Hillary Clinton escolheu não discursar em seu evento no Javits Center, em Nova York, depois que ficou claro que ela seria derrotada por Trump.
Trump vence e voltará à Casa Branca após 4 anos
O republicano Donald Trump será o próximo presidente dos Estados Unidos após conquistar mais de 270 delegados no colégio eleitoral, segundo projeção não oficial, mas historicamente aceita, feita por serviço elaborado por estatísticos a pedido de institutos e meios de comunicação. A vitória foi cravada às 7h32 (horário de Brasília), quando o republicano garantiu 276 delegados.
Nos Estados Unidos, a apuração é de responsabilidade de cada estado, ou seja, a contagem pode demorar semanas. Com isso, a projeção permite saber com antecedência quem será o vencedor. Vitórias na Geórgia e na Pensilvânia foram decisivas.
Vencedor em 2016, o magnata perdeu as eleições de 2020 para Joe Biden e volta à Casa Branca após 4 anos, consolidando-se como "dono" da direita norte-americana. O vice-presidente é JD Vance.