Ali aonde?! Nome de cotada a porta-voz de Trump leva '5ª série' à loucura
Colaboração para o UOL
13/11/2024 11h34
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, estaria cogitando indicar Alina Habba para o cargo de porta-voz da Casa Branca, apontam analistas políticos de veículos como Fox News e Newsweek.
E internautas brasileiros já comemoraram a escolha, ainda não confirmada, graças aos potenciais trocadilhos que o nome da advogada de Trump renderia em quatro anos de governo.
O que aconteceu?
Nome é tido como certo. Habba, que defendeu Trump em diversos casos desde 2021, entre eles a sua condenação por abuso sexual da jornalista E. Jean Carroll, é cotada como nome forte para o cargo tanto por membros do movimento MAGA (Make America Great Again) de apoiadores de Trump, quanto por analistas políticos. Nos tribunais, ela foi repreendida por juízes por ser "argumentativa" e "desrespeitar regras básicas de conduta na corte", segundo a Newsweek.
Aberta à possibilidade. À Fox News, Alina se negou a confirmar nesta terça (12) que tenha discutido o cargo com Trump, mas demonstrou ser receptiva ao convite. "Sou muito leal ao Presidente Trump. Eu pensaria a respeito seriamente", respondeu, dizendo que deixa a decisão nas mãos dele e, em última instância, de seus três filhos. Desde então, a potencial indicação ganhou as redes sociais.
'5ª série pira'. Desde então, brasileiros se divertiram com o nome de Alina nas redes — o que rendeu piadas, mas também referências machistas a respeito do corpo da advogada. Veja alguns trocadilhos:
Quem é Alina Habba?
Advogada tem origem iraquiana. Apesar de ter crescido em Nova Jérsei, Alina e seus dois irmãos são filhos de católicos caldeus que emigraram do Iraque nos anos 80 para escapar de perseguição política e religiosa no país. Seu pai, Saad F. Habba, é médico gastroenterologista, segundo a agência Bloomberg. Alina é bacharel em ciência política pela Universidade Lehigh e formada em direito pela Universidade Widener.
Passado fashion. Entre 2005 e 2007, ela trabalhou na indústria da moda na produção de acessórios e marketing com executivos da grife Marc Jacobs e gostava do trabalho, mas decidiu entrar no curso de direito por razões financeiras.
Amizade com Trump começou em 2019. Os dois se conheceram em Bedminster, em Nova Jérsei, quando ela se tornou sócia do clube de golfe dele. "Eu a conheci no clube. Disse: 'O que você faz?'. Outras pessoas também a conhecem no clube e eles dizem que ela é uma excelente advogada, o que ela á mesmo. Dei a ela alguns casos para cuidar e ela fez um ótimo trabalho", contou o presidente-eleito à Bloomberg.
No ano seguinte, ela fundou a própria firma. Desde 2020, ela comanda com sócios o escritório Habba, Madaio and Associates LLP, que emprega cinco funcionários e tem dois escritórios, um em Bedminster, e outro em Manhattan (Nova York). Ela também atua como porta-voz legal de Trump desde 2021 e é conselheira sênio da MAGA, Inc., comitê político e corporativo dele, e se manteve ativa durante a campanha, discursando até na Convenção Nacional do Partido Republicano.
Vida pessoal. Habba foi casada com Matthew Eyet de 2011 a 2019. Após o divórcio, ela se casou com o empresário dono de estacionamentos Gregg Reuben em 2020. Hoje Alina tem 40 anos e é mãe de dois filhos, Luke e Chloe, de seu primeiro casamento, e é madrasta de Parker, filho de Reuben.