Jamil: Janja deu presente de Natal antecipado para extrema direita mundial
Colaboração para o UOL
17/11/2024 18h28
A primeira-dama Janja da Silva deu um "presente" de Natal adiantado para a extrema direita de todo o mundo ao ofender publicamente Elon Musk, dono do X, analisou o colunista Jamil Chade no UOL News da tarde deste domingo (17).
Em evento paralelo ao G20, Janja chamou a atenção por falas polêmicas. Além de xingar Musk, ela disse que o autor do atentado a bomba em Brasília foi um "bestão que acabou se matando".
A gente sabe que o que aconteceu foi um presente de Natal antecipado que a primeira-dama deu para a extrema direita mundial, não só para a extrema direita brasileira. Ela deu um presente em uma semana que o tema central é o atentado à bomba na Praça dos Três Poderes.
Ela deu de bandeja a oportunidade para que a extrema direita vire essa história e não queira falar de mais nada a não ser a grosseria da primeira-dama.
Segundo o colunista, o governo tentará colocar panos quentes na situação, dizendo que foi uma fala "isolada". As gafes dela irritaram e incomodaram membros do governo Lula no último sábado (16).
A tentativa do Palácio do Planalto quanto do Itamaraty é dizer que: 'Essa não é a posição do presidente Lula e dos diplomatas brasileiros. Essa é uma posição isolada'. O que a extrema direita vai fazer é utilizar para sempre essa fala.
Janja disse "Fuck you, Elon Musk"
Janja mandou Musk 'se f*' em inglês. A declaração foi dada durante painel voltado à ampliação da participação de atores não governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20.
"Eles vão perder a próxima eleição", respondeu Musk em inglês. A mensagem foi publicada às 18h27 em sua conta no X, acompanhada de dois emoticons com sorrisos. Em outro tuíte, o empresário compartilhou o vídeo com a fala de Janja.
Fala aconteceu quando Janja fazia crítica a fake news. "Não é mais possível a gente viver nesse mundo digital de desinformação", disse a primeira-dama, que lembrou o impacto do problema na tragédia climática do Rio Grande do Sul e em outras situações.
Buzina de navio foi gancho para xingamento em inglês. Som interrompeu fala de Janja, que emendou no ato: "deve ser o Elon Musk". "Eu não tenho medo de você", disse ela em seguida — antes de xingar o sul-africano.
Musk é dono do X (antigo Twitter). A plataforma é apontada hoje como um dos principais ambientes digitais de difusão de desinformação. Além dela e da SpaceX, o empresário tem outras empresas de tecnologia e em outras áreas.
Na quinta (14), Janja defendeu a taxação de bilionários como Musk. Segundo a primeira-dama, super-ricos devem "contribuir para o desenvolvimento do mundo". A fala se deu durante um debate que precedeu a agenda de atividades do G20.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h. Aos sábados às 11h e 17h, e aos domingos às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Vivo TV (canal nº 613) Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.
Veja abaixo o programa na íntegra: