Biden, Trudeau e Meloni ficam fora da foto principal: veja imagens do G20
Do UOL, em São Paulo
18/11/2024 09h52
O presidente americano Joe Biden se atrasou e ficou de fora da foto oficial do G20 nesta segunda-feira (18). O mesmo aconteceu com o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e a da Itália, Gioria Meloni, que também não apareceram na imagem. Veja destaques da véspera e do primeiro dia do evento.
O que aconteceu
A foto oficial ficou sem Biden. Além do presidente dos EUA, também não aparecem Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, e Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá. Os três não participaram do registro por questões de agenda após atrasos no evento.
Cercado de seguranças, Macron falou com pessoas que estavam na praia de Copacabana. Em imagens publicadas nas redes sociais, é possível ver a movimentação em torno do francês, que parou para cumprimentar populares ao lado da primeira-dama Brigitte Macron no calçadão no domingo (17), um dia antes da abertura do evento.
Sem sorrisos, encontro de Javier Milei e Lula teve aperto de mãos formal. Mandatários dos dois países se encontraram durante a recepção dos líderes, que também contou com a presença da primeira-dama Janja e da secretária e irmã de Milei, Karina Milei.
Chegada do presidente da China teve "torcida". Com uma faixa da comunidade sino-brasileira, bandeiras e gritos de apoio, o presidente Xi Jinping foi recebido na frente do hotel onde ele ficou hospedado no bairro do Leblon, na zona sul da capital.
Cúpula do G20 será realizada até esta terça-feira (19). A mesa de negociação entre líderes mundiais deve debater mudanças climáticas, reformas de instituições e taxação de grandes fortunas, além da criação de uma aliança global contra a pobreza.
Rostos de líderes mundiais ficam "submersos" em protesto na praia. Entre as figuras ilustradas no protesto contra mudanças climáticas estão Joe Biden, Ursula Von der Leyen e Xi Jinping.
Segurança reforçada. Atiradores de elite foram vistos sobre prédios nos arredores do Museu de Arte Moderna, que recebe a reunião. O Aeroporto Santos Dumont foi fechado e soldados do Exército ajudam no esquema de segurança no Rio.