Diferença de 1,5 m: mulheres mais alta e mais baixa do mundo se encontram

O Guinness World Records promoveu um encontro que chamou de "icônico": reuniu em um chá da tarde, em Londres, a mulher mais alta e a mulher mais baixa do mundo.

O que aconteceu

O encontro ocorreu no 20º Dia Anual do Guinness World Records. Jyoti Amge e Rumeysa Gelgi, respectivamente a mulher mais baixa e mais alta vivas, se encontraram pela primeira vez no The Savoy Hotel. Segundo a entidade, elas "estavam ansiosas para passar um luxuoso 'dia das meninas' juntas.

Elas têm 1,5 metro de diferença. Rumeysa é conhecida mundialmente como a mulher mais alta do mundo, com 2,15 metros, enquanto Jyoti é a mais baixa do mundo com mobilidade, medindo 62,8 centímetros. No encontro, elas compartilharam experiências de vida e gostos em comum, como moda e autocuidado.

Conhecer Jyoti pela primeira vez foi maravilhoso. Ela é a mulher mais linda. Eu estava esperando para conhecê-la há muito tempo. Rumeysa Gelgi

Eles comentaram que, às vezes, era difícil fazer contato visual devido à diferença de altura, mas foi um momento ótimo. "Estou acostumada a olhar para cima e ver pessoas mais altas do que eu", afirmou Jyoti, "mas fiquei muito feliz em olhar para cima hoje e ver a mulher mais alta do mundo".

Na ocasião, Rumeysa e Jyoti receberam os certificados especiais do Guinness. As placas azuis e douradas dos recordes celebraram as duas mulheres ícones do Guinness World Records. "Não consigo explicar o quanto estou feliz", comemorou Jyoti. "Eu me vi entre todos esses artistas e atletas dos quais sempre fui fã, é uma sensação indescritível", disse Rumeysa.

Quem é a mulher mais alta

Rumeysa Gelgi tem 27 anos e é natural da Turquia, onde vive com a família. Ela alcançou fama mundial por sua altura recorde e, depois de ser reconhecida como a adolescente mais alta viva quando tinha 17 anos, foi confirmada como a mulher mais alta viva em 2021.

Continua após a publicidade

Sua estatura se deve à síndrome de Weaver. É uma condição genética extremamente rara que causa crescimento ósseo excessivo após uma mutação do gene EZH2. Os médicos identificaram apenas cerca de 50 casos como esse no mundo —Rumeysa foi o 27º caso diagnosticado e o primeiro na Turquia.

O Guinness World Records produziu um documentário biográfico sobre ela. "Walking Tall" acompanha a web designer pelos EUA, que foi educada em casa e usa ativamente suas redes sociais para conscientizar sobre sua condição.

Rumeysa ostenta outros recordes: as maiores mãos de uma mulher (24,93 cm), o dorso mais longo de uma mulher viva (59,90 cm) e as orelhas mais longas.

Quem é a mulher mais baixa

A atriz Jyoti Amge fará 31 anos em 16 de dezembro. Ela é de Nagpur, na Índia, e sua altura é causada por acondroplasia, um distúrbio de crescimento ósseo que afeta braços e pernas. O distúrbio genético ocorre nos estágios iniciais do desenvolvimento fetal e causa baixa estatura, impactando o tecido cartilaginoso que mais tarde formará os ossos dos braços e pernas da criança.

Foi reconhecida como a adolescente mais baixa em 2009, com 15 anos. Em 2011, foi medida novamente e oficialmente anunciada como a menor mulher viva. Ela também leva o título de atriz mais baixa de todos os tempos, depois de integrar o elenco de American Horror Story: Freak Show.

Continua após a publicidade

Ela já se encontrou com o homem mais alto do mundo. Em fevereiro deste ano, Jyoti se encontrou com Sultan Kösen, 41, também em um evento do Livro dos Recordes, na Califórnia.

Deixe seu comentário

Só para assinantes