Benjamin Netanyahu passará por cirurgia para retirar próstata neste domingo

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, fará uma cirurgia neste domingo (29) para retirar a próstata, informou seu gabinete.

O que aconteceu

Netanyahu foi diagnosticado com infecção urinária. O problema foi identificado na última quarta-feira (26) após exame no Hospital Hadassah e tratado com antibióticos, segundo declaração publicada pelo jornal israelense The Jerusalem Post.

Infecção foi resultado de um aumento benigno da próstata. A glândula aumenta quase que inevitavelmente a partir dos 50 anos de idade —o primeiro-ministro tem 75— e afeta o trato urinário inferior, dificultando a saída de urina. Por isso ele será submetido à cirurgia de remoção de próstata.

Premiê israelense não deve comparecer a julgamento na segunda-feira (30). Netanyahu voltou a ser julgado por corrupção em 10 de dezembro, após interrupções no processo que começou com uma investigação em 2017, apresentou acusação em 2020 e passou a ouvir testemunhas em 2021.

Devido à guerra atual, processo sofreu inúmeros atrasos. Os adiamentos foram um pedido da defesa do primeiro-ministro, que queria que ele fosse ouvido no tribunal em dias não consecutivos e apenas duas vezes por semana, entre 10h e 15h.

Netanyahu enfrenta acusações de suborno, fraude e abuso da confiança pública em três casos diferentes. Ele disse que esperava há anos pelo julgamento, "para demolir por completo as absurdas e infundadas acusações" contra ele.

*Com informações da AFP, RFI e Reuters

5 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Helio Hissao Shinsato

Condeno veementemente a atrocidade do Hamas, mas a atrocidade do líder neo-n. local expõe uma crueldade sem limites. Vítimas fatais (2024.12.29): 45.514 palestinos e 1.208 israelenses. A proporção é de 37,7 para 1, e 97,4% dos mortos são palestinos! Esse ser eliminou 2,13% da população: quase todos civis, principalmente mulheres e crianças. Esse neo-n. atinge o mesmo nº de mortes do ataque do Hamas a cada 12 dias, em média. Mortos + feridos: 7,18%... ou 1 a cada 13,9!!! A ONU estima 10 mil ou + sob os escombros. A CIA estima pop. de 2.141.643. É preciso conter o neo-n. e seu projeto expansionista.

Denunciar

Luiz Carlos Oyhenart Dias

O nosso organismo é o nosso melhor juiz! Aqui se fez, aqui se paga. A maioria dos cânceres são de origem psicossomática. O sentimento de culpa pelas atrocidades cometidas, mesmo que não queiram aceitar, o corpo se manifesta. Espero que ele reflita sobre os milhares de inocentes que foram mortos por seu desatino. O povo judeu merece governantes melhores e não extremistas da direita ensandecidos.

Denunciar

SPP

Vai ser a luta do bem contra o mal, o kpta querendo que o sata nyahu continue fazendo as suas atrocidades aqui, e o lado da luz querendo mandá-lo para o colo do tinhoso....

Denunciar